Entre as iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para a Política Nacional de Alfabetização (PNA), figura um dos mais recentes programas de incentivo à leitura: Conta pra Mim.
O programa foi criado com o objetivo principal de proporcionar o incentivo à leitura em ambiente familiar. Desse modo, é direcionado especialmente para crianças no período de alfabetização, no qual a relação familiar afetiva de pais e familiares é essencial ao desenvolvimento.
Assim, o Conta pra Mim tem entre suas metas a valorização da contação de histórias e a leitura em voz alta por parte dos pais às crianças como uma forma de desenvolvimento da intelectualidade e interesse pela leitura.
Nesse sentido, o programa do MEC conta com um conjunto de materiais cujo objetivo é de orientar as famílias a como contribuir na construção do projeto de vida e do sucesso escolar dos alunos.
A literacia familiar tem, desse modo, papel de destaque no incentivo à leitura, além de contar com embasamento científico, pois estudos internacionais afirmam que crianças estimuladas por meio da literacia familiar apresentam melhores resultados.
O programa conta com um site onde são disponibilizadas vídeos e materiais didáticos para download. Entre esses materiais, há um guia com orientações. Algumas delas são:
- Interpretação verbal: aumentar a quantidade e a qualidade dos diálogos com as crianças;
- Leitura dialogada: interagir com a criança durante a leitura em voz alta, fazendo, por exemplo, perguntas sobre a história em si;
- Narração de histórias: interagir com as crianças durante a contação de histórias;
- Contatos com a escrita: familiarizar as crianças com a escrita;
- Atividades diversas: jogar, brincar, cantar tocar instrumentos musicais, dançar, entre outros;
- Motivação: aumentar a motivação das crianças em relação à leitura e à escrita.
O programa foi criado e divulgado no final de 2019, tendo como meta a implementação no ano de 2020. Assim, estava previsto o direcionamento de R$ 45 milhões para a realização de ações do projeto, tendo como objetivo alcançar cerca de 1 milhão de crianças.
O Conta pra Mim foi formalizado em abril deste ano.
Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário!