Os brasileiros possuem diversas responsabilidades financeiras que devem ser cumpridas ao longo de sua jornada. Independente de onde os recursos serão destinados, seja no pagamento de contas, investimentos ou até mesmo em gastos com lazer e qualidade de vida, é muito importante ter uma quantia reservada em conta corrente, sobretudo quando se tem despesas emergenciais.
Investir os recursos ganhos é sempre uma alternativa muito importante, mas saber dosar a quantidade que será utilizada para esse fim e o dinheiro que ficará guardado em conta corrente para o pagamento de contas e demais gastos também é essencial.
Um dos pontos positivos em ter uma conta corrente é poder acompanhar todas as suas movimentações financeiras, se organizando da melhor forma possível, a fim de que todas as suas necessidades possam ser sanadas.
Ter em mente qual é o valor essencial que uma pessoa deve ter em sua conta bancária é essencial para evitar surpresas. Até pouco tempo, principalmente nas gerações mais antigas e que nasceram até a década de 90, era normal guardar dinheiro no colchão, o que hoje, além de não ser uma proposta interessante do ponto de vista de segurança, já não é mais uma opção com financeiramente atrativa, já que não tem rendimentos.
Para os especialistas do mercado financeiro, existe um determinado valor que deve ser mantido como saldo em conta corrente, sem que esse valor passe muito ou esteja muito abaixo dessa demanda ideal. O mais recomendado é que se tenha uma quantia disponível apenas para determinadas transações.
Isso ocorre porque a conta corrente em determinados bancos pode não se configurar como o melhor meio para guardar o dinheiro, já que em alguns casos a rentabilidade alcançada pode ser mais baixa do que outras aplicações financeiras, como os títulos fixados em CDBs, que estão presentes em diversos bancos digitais.
O que mais tem sido feito e buscado pelas pessoas que desejam ver o seu dinheiro render é realizar uma aplicação em aplicações que possam oferecer uma maior rentabilidade e liquidez.
Em outras palavras, isso significa que a maioria prefere investir em um local que te possibilita a retirada do dinheiro a qualquer momento, sem pensar duas vezes no caso de um imprevisto, principalmente quando se trata de uma reserva de emergência.
Em relação à visão dos especialistas sobre a quantidade ideal que se deve manter na conta corrente, a recomendação é de manter pelo menos três salários que cada pessoa recebe. Ter um valor muito alto acaba não sendo vantajoso, justamente pela grande diversidade de opções para aplicar o dinheiro.
Ainda são poucas as pessoas que sabem, mas o Banco Central do Brasil obriga todas as instituições bancárias a oferecer ao menos um tipo de conta que não cobrem tarifas. Isso já facilita ao cliente que deseja ter uma conta sem a cobrança de taxas desnecessárias.
O mais recomendado é aderir a uma conta digital que possua as mesmas características de uma conta que mais se adequa às suas necessidades diárias, que geralmente vai desde a opção de fazer transferências sem custos, pagar boletos bancários, receber salário ou sacar dinheiro em qualquer parte do país, além da possibilidade de ver o dinheiro render.