O Banco Central começou oficialmente nesta segunda-feira (7) o processo de consulta a dinheiro esquecido em instituições financeiras. Neste primeiro momento, apenas as pessoas que nasceram antes de 1986 e empresas criadas antes deste mesmo ano é que estão podendo fazer a análise do patamar em questão.
A situação até virou piada nas redes sociais. De acordo com relatos, alguns brasileiros estão percebendo que o dinheiro não é tão alto quanto se poderia imaginar. Um dos casos que viralizou na internet foi o de uma idosa de 82 anos que já estava pretendendo usar a quantia para trocar o carro e descobriu que o montante passava longe de ser suficiente.
“Fiz tantos planos, disse que ia trocar meu carro, porque o meu é pequeno demais. Gravei o dia para saber logo, mas onde já se viu banco guardar dinheiro de alguém de graça?”, disse a senhora Antonia Campos. Em entrevista para o Portal de Notícias G1, ela confessou que ao fazer a consulta só encontrou R$ 2,82.
O caso da Dona Antônia aconteceu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Mas o fato é que situações semelhantes estão acontecendo em todo o país. Muitas pessoas tiveram um choque ao descobrir que o dinheiro esquecido em instituições financeiras era na verdade de alguns poucos reais.
Mas essa não é uma situação que está acontecendo com todo mundo. De acordo com o Banco Central (BC), os brasileiros esqueceram mais de R$ 8 bilhões em instituições financeiras, no entanto, já é possível cravar que grande parte dos cidadãos ficaram com apenas uma pequena fatia desse dinheiro.
Consultas
Vale lembrar que o processo de consulta da quantia esquecida começou ainda no último mês de fevereiro. Naquele primeiro momento, as pessoas apenas viam se tinham algum valor esquecido. Elas não sabiam qual era o patamar.
Agora, os cidadãos estão começando a ver qual é o valor exato. E é aí que as piadas estão começando. Muita gente estava esperando que os patamares seriam bem mais altos.
De acordo com o Banco Central, ainda nos próximos dias outros grupos poderão fazer a consulta aos valores em questão. Mais detalhes serão divulgados em breve.
Golpes com o dinheiro
Seja muito ou seja pouco dinheiro, o fato é que este é um momento delicado e o cidadão precisa se precaver diante da ameaça de golpes. De acordo com informações da Polícia Federal (PF), muitas quadrilhas estão se aproveitando da situação.
Segundo a PF, muitos golpistas estão enviando mensagens prometendo a antecipação dos saques do programa em questão. E o Banco Central alerta que esse tipo de contato não é de autoria do órgão.
O BC afirma que existe um calendário de consulta que já foi divulgado. É importante se basear apenas nele para fazer não apenas as consultas como também o pedido de transferência do montante.