A construção do seu currículo pode ser direcionada de maneira sucinta e objetiva dentro da realidade do mercado de trabalho atual, para isso, considere o seu currículo como uma vitrine de sua trajetória e de suas habilidades e competências.
O profissional que realiza a triagem do currículo no processo de recrutamento da seleção possui pouco tempo hábil para essa primeira etapa, sendo assim, o destaque do currículo se dá pela sua objetividade e pela organização.
O candidato deve prezar pela organização do seu perfil no que tange às informações, já que o currículo deve ser elaborado em cronologia inversa, ou seja, as informações priorizadas devem ser atuais.
Além disso, o currículo também deve ser organizado em questão visual, pois um currículo poluído, dificilmente será analisado em sua totalidade. Portanto, esse é um ponto de atenção para o candidato construir um currículo profissional que seja eficiente e resolutivo.
Seus dados pessoais devem considerar informações objetivas e necessárias. Por isso, é aconselhável para o candidato evitar excessos, como números de documentos, por exemplo.
É importante que não informe um endereço de e-mail que prejudique a sua imagem, já que um e-mail que contenha palavras pejorativas ou diminutivas pode transmitir uma mensagem negativa sobre o seu perfil.
O candidato deve destacar a sua objetividade de maneira específica e concreta. Por isso, é viável que informe o cargo desejado dentro da sua área de atuação, considerando a hierarquia. Por exemplo: auxiliar de vendas; assistente de atendimento ao cliente; analista de relacionamento com o cliente; gerente de marketing digital etc.
Ao informar a sua trajetória profissional, faça pequenos apontamentos no que tange aos destaques de sua carreira, além disso, informe o nome das empresas nas quais atuou e o período trabalhado.
Destaque a sua escolaridade considerando cursos em andamento e cursos concluídos. Não deixe de informar o nome da instituição de ensino, o curso realizado e o período estudado.
Caso seja estudante, deve informar a previsão de término e a modalidade de ensino, ou seja, é viável no mercado atual que a empresa saiba se estuda de maneira online ou presencial.
Além dos pontos citados, é relevante que o candidato atualize o seu perfil no LinkedIn, já que a plataforma é muito utilizada e pode ser de grande valia para o direcionamento assertivo do seu currículo dentro da dinâmica atual.