A elaboração do seu currículo deve ser feita de maneira objetiva para que seja efetivo dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
O profissional do setor de recrutamento da seleção possui pouco tempo para analisar o currículo do candidato. Por isso, é importante que preze pela organização das informações para que o seu currículo seja atrativo e objetivo.
Considere seus dados pessoais como uma forma relevante de contato. Por isso, não insira muitos telefone para essa finalidade, bem como não informe números de documentos e outras informações desnecessárias.
O seu objetivo pode ser composto do seu cargo e nível hierárquico dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de loja; analista de departamento pessoal; assistente de vendas; gerente de equipe de loja etc.
A descrição de sua trajetória profissional deve considerar os pontos relevantes de suas características. Por exemplo, fale sobre a sua capacidade para resolver conflitos; alcançar metas; gerir pessoas; controlar agendas; facilitar processos; implementar sistemas; analisar dados; dentre outros pontos que sejam relevantes para o destaque do seu perfil profissional. É muito importante que a sua escolaridade seja clara e objetiva. Sendo assim, considere a ordem cronológica inversa das informações em todos os campos do seu currículo.
No que tange a sua carreira acadêmica, informe cursos em andamento, se for o caso, e cursos concluídos, sempre considerando o nome da instituição de ensino e o período estudado, ou a previsão de término do curso atual.
Caso resuma o seu currículo, crie algum tipo de relação entre suas habilidades e as atividades exercidas em seus empregos anteriores. Dessa forma, o seu currículo será coerente e destacável, considerando que as empresas buscam por profissionais resilientes e capacitados.
Não menos importante, é aconselhável que atualize o seu currículo na plataforma online LinkedIn, assim como deve realizar a atualização em outras plataformas online, como o site vagas.com, Catho online, Infojobs etc.
Portanto, é importante que o candidato adapte os pontos citados para que o seu currículo faça sentido dentro da sua objetividade e da sua área de atuação profissional.
O mais importante é que entenda o conceito de objetividade durante essa elaboração e de organização visual. Dessa maneira, o seu currículo não será descartado, sem que seja analisado em sua totalidade.