O candidato deve entender o seu currículo profissional como uma espécie de vitrine de sua trajetória, por isso, essa é uma avaliação que deve ser objetiva e organizada.
O profissional que realiza a triagem do currículo possui pouco tempo para essa análise. Visto que um currículo muito extenso pode ser descartado, sem que seja analisado em sua totalidade. Sendo assim, o candidato deve ser objetivo e organizado para que o seu currículo seja atrativo, de modo que as informações estejam disponibilizadas de maneira objetiva.
Informe seus dados pessoais priorizando os meios de contato e evite excessos, como muitos telefones de contato, por exemplo. Além disso, é fundamental que o candidato considere o seu objetivo de forma ampla.
Sendo assim, destaque o seu cargo pretendido, dentro da sua área de atuação e a hierarquia atual. Por exemplo: auxiliar de logística; analista de relacionamento com o cliente; assistente de faturamento; gerente de recursos humanos etc.
Além disso, a descrição referente a sua trajetória profissional é muito relevante para a avaliação feita dentro do processo de recrutamento e seleção.
Por isso, cite o nome das empresas nas quais atuou e, de forma sucinta, informe as atividades executadas, bem como pontos destacáveis, como promoções de cargos, por exemplo. Dessa forma, o seu currículo será objetivo e poderá ser explorado de maneira positiva durante uma entrevista de emprego.
Não menos importante, a sua escolaridade deve informar cursos em andamento e cursos concluídos. Sendo assim, informe o nome da instituição de ensino, o período estudado, ou a previsão de término do curso atual.
É importante que o candidato atualize o seu perfil nas plataformas online, como o LinkedIn, já que a internet é uma ferramenta de busca para a empresa e também uma oportunidade de direcionar o seu perfil conforme a sua objetividade.
Portanto, adapte os pontos citados e evite ficar aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho atual, considerando a necessidade das empresas por profissionais dinâmicos e objetivos para lidar com os diversos fatores que impactam o mercado.