É importante se atentar a construção do seu currículo como um documento, visto que é uma maneira de você se colocar no mercado de trabalho, de modo que você consiga alcançar seus objetivos profissionais, ainda que seja algo resolutivo considerando um prazo maior.
A elaboração de um currículo deve ser simples e objetiva, por conta disso, acaba sendo complexa. Por isso, é importante que você conceitue o seu currículo como um documento e uma espécie de vitrine profissional. Pois, é a partir desse documento que você poderá receber um convite para uma entrevista de emprego que seja pertinente às suas objetividades de carreira.
Por isso, é importante que nessa construção você se atente a alguns fatores, porém, ressaltamos que todas essas dicas devem ser adaptadas à sua rotina, particularidade, objetividade, nível hierárquico, dentre outros fatores.
Dentro de um currículo, é necessário que você inclua pontos relevantes e pertinentes a sua objetividade profissional. Principalmente, para o uso de palavras que sejam importantes dentro das áreas de atuação. Esse é um elemento relevante para que você atraia atenção do profissional selecionador.
A visualização do currículo é relevante. Não deixe o documento colorido, por exemplo, esse tipo de destaque pode ser negativo. Já que o que deve chamar a atenção dentro do seu currículo são as informações.
O currículo não deve ser muito longo, é importante ele tenha até duas páginas, de forma geral. No entanto, em alguns casos e em algumas áreas específicas, ele pode ser maior. Todavia, considere que dificilmente um profissional selecionador vai parar para ler um currículo muito longo. Por isso, ele deve ser sucinto e organizado.
A ordem cronológica dos fatos dentro do currículo deve ser inversa, ou seja, você deve focar nas experiências mais recentes, facilitando a visualização do recrutador, isso vale também para a sua trajetória acadêmica.
Faça uma revisão ortográfica e verifique se a visualização do documento está bem colocada. Caso opte por inserir uma carta de apresentação ou um resumo no seu currículo, você deve fazer algum tipo de relação entre as informações inseridas neste resumo e as suas atividades profissionais, pois essa relação será analisada pelo profissional selecionador. Mantenha atualizada a sua plataforma online LinkedIn, visto que esse é um importante canal de recrutamento.