CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL: Vou precisar solicitar de novo? Saiba
Mais de 200 mil pessoas que solicitaram o consignado na Caixa, terão que repetir o procedimento para pegar o saldo
Mais de 200 mil pessoas que solicitaram o consignado do Auxílio Brasil através da Caixa Econômica Federal terão que repetir o procedimento. A instituição confirmou a informação nesta segunda-feira (24). Conforme nota divulgada pelo banco, os pedidos que estes cidadãos realizaram não foi considerado e eles não poderão receber o dinheiro.
Mas afinal de contas, como é possível saber o seu pedido específico foi aceito ou negado? De acordo com as informações do banco, não é necessário se deslocar até uma agência para confirmar esta informação. Basta usar o app do Caixa Tem, e seguir os passos abaixo para conferir qual é a sua situação.
Passo a passo
- Abra o aplicativo Caixa Tem no celular;
- Na tela inicial do app, clique em “Consignado Auxílio”;
- Clique em “Ver os meus contratos”;
- Confira as informações que estão dispostas em seu nome.
Neste momento, o cidadão poderá conferir se a sua solicitação foi aprovada ou negada. Há ainda uma terceira opção: análise em processamento.
O que fazer
- aprovado
Se o seu crédito foi aprovado, isto significa necessariamente que não será mais necessário realizar uma nova solicitação de consignado. Neste caso, basta aguardar até que o dinheiro esteja em sua conta. Oficialmente, o banco tem até dois dias úteis para depositar o saldo no mesmo canal em que o cidadão recebe o Auxílio Brasil, mas em alguns casos, este prazo pode subir para cinco dias úteis.
- reprovado
Caso a sua solicitação tenha sido reprovada, isto significa que você não pode mais fazer um pedido de consignado. Afinal de contas, algo em seu perfil não foi aceito. Se o cidadão souber qual foi o motivo da negativa, pode tentar resolver e somente depois pode realizar um novo pedido. Vale lembrar que usuários que recebem o Auxílio Brasil há menos de três meses não estão sendo aceitos.
- em processamento
Há ainda a situação de processamento. Isto significa que o pedido que o cidadão realizou ainda não foi analisado pela Caixa. O banco informa que se esta situação perdurar por mais de dois dias úteis, será necessário fazer um novo pedido pelo aplicativo Caixa Tem. Há ainda a opção de procurar uma lotérica, um correspondente Caixa Aqui ou uma agência do banco.
Suspensões do consignado
Vale lembrar que o consignado do Auxílio Brasil passou por algumas suspensões nos últimos dias. Por causa da alta procura de usuários, o sistema teve que passar por reparos no último final de semana. No sábado (22) e no domingo (23), as operações permaneceram suspensas.
Oficialmente, os procedimentos foram retomados já na manhã da segunda-feira (24). Contudo, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou uma nova suspensão do processo para avaliar a situação das contas do banco no contexto da liberação do consignado.
Na noite da segunda (24), a Caixa anunciou que vai atender a recomendação e decidiu suspender novamente o consignado por mais 24 horas. Assim, as pessoas que precisam refazer o processo, precisam esperar um pouco mais para tentar receber o dinheiro novamente.
Reclamações sobre Auxílio
Antes mesmo das suspensões, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) já vinha analisando uma série de reclamações nos últimos dias sobre o consignado do Auxílio Brasil do Governo Federal. As queixas giravam em tornos de diversos temas.
Alguns cidadãos disseram, por exemplo, que as instituições financeiras estavam negando a possibilidade de liberar o consignado sem que o indivíduo pagasse um seguro do banco, por exemplo. A prática de venda casa é irregular neste sistema.