Dados mais atualizados da Caixa Econômica Federal apontam que usuários do Auxílio Brasil já pegaram R$ 111,8 milhões emprestados no consignado do programa. Vale lembrar que os dados são referentes apenas ao primeiro dia de liberação. O banco começou a operar esta linha oficialmente apenas na terça-feira (11), junto com o início dos pagamentos do projeto.
Segundo as informações do banco, mais de 43 mil contratos foram firmados no primeiro dia com os usuários do Auxílio Brasil. Os cidadãos contrataram o crédito por diversas frentes. É possível realizar a solicitação através do aplicativo Caixa Tem, ou até mesmo pessoalmente em agências do banco, casas lotéricas e também nos correspondentes Caixa Aqui.
O valor médio dos empréstimos no primeiro dia ficou na casa dos R$ 2,5 mil. Agora, os usuários precisarão quitar a dívida na forma de descontos nas parcelas do Auxílio Brasil. Para quem realizou a solicitação na Caixa Econômica Federal já neste primeiro dia, os abatimentos começarão a chegar já nos pagamentos do próximo mês de novembro deste ano.
Todos as mais de 21,1 milhões de pessoas que fazem parte do Auxílio Brasil podem solicitar o dinheiro do consignado. Contudo, no caso específico da Caixa Econômica Federal, só estão sendo aceitas as pessoas que já estão dentro da folha de pagamentos há mais de 90 dias, e aquelas que não tenham deixado de comparecer a qualquer convocação por parte do Ministério da Cidadania.
Ainda segundo a Caixa, o banco vai disponibilizar uma espécie de canal na internet para que o cidadão consiga consultar a situação do seu empréstimo. A partir do dia 8 de novembro, o cidadão poderá conferir dentro da sua base de dados do Caixa Tem, o detalhamento do seu pedido, como o valor das parcelas e o tempo que falta para a quitação da dívida.
Outros bancos
Vale lembrar que os dados descritos acima são referentes apenas ao processo do consignado realizado pela Caixa Econômica Federal. Além desta instituição, o Governo Federal já homologou outras 11 empresas para atuar nesta área.
O cidadão precisa atentar para o fato de que cada uma delas possui as suas regras gerais. A taxa de juros, por exemplo, varia de acordo com cada empresa. O indivíduo precisa atentar para estes detalhes antes de decidir solicitar o consignado.
Veja abaixo a lista de empresas autorizadas:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Grandes bancos negaram o consignado
Na lista acima, você provavelmente notou a ausência de alguns nomes de peso entre as empresas bancárias do Brasil. Instituições como Bradesco, Itaú e Santander decidiram não atuar nesta linha. Elas alegaram que existe um risco reputacional.
O Banco do Brasil também decidiu ficar de fora. Embora não tenha criticado diretamente o consignado do Auxílio Brasil, a instituição disse que o oferecimento do crédito poderia não ser vantajoso para o BB.