Inicialmente, bancos atrelados ao consignado do Auxílio Brasil contavam com um prazo de 2 dias para depositar o dinheiro solicitado pelo usuário. Contudo, informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (25), mostram que este prazo vai aumentar para 5 dias, e o Ministério da Cidadania já teria confirmado tal mudança.
Diante de uma série de problemas técnicos, a Caixa entrou contatou o Ministério da Cidadania para conseguir um aumento do prazo para a entrega do dinheiro. Como a pasta recebeu o mesmo pedido de outros bancos, eles decidiram aceitar a proposta. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a mudança será oficializada a qualquer momento no Diário Oficial da União (DOU).
Contudo, mesmo antes da oficialização, o fato é que os bancos já estão esticando o prazo de entrega do dinheiro. Inicialmente, a Caixa chegou a enviar mensagens para os solicitantes afirmando que poderia demorar até 15 dias depois da solicitação para liberar a quantia. Contudo, o sistema deve mesmo fechar no intervalo de 5 dias.
A mudança impacta diretamente na data em que o usuário vai receber o saldo. Na regra inicial, um cidadão que solicitasse o dinheiro nesta terça-feira (25), por exemplo, teria que receber a quantia em sua conta do Auxílio Brasil ainda esta semana. Com as mudanças, um cidadão que solicita o saldo agora, poderá ter que receber a quantia apenas a partir da próxima semana.
A Caixa informou que o aumento do prazo tem total relação com a alta demanda pelo consignado do Auxílio Brasil. Segundo as informações oficiais, mais de 700 mil famílias já solicitaram o crédito apenas neste banco. Estamos falando de uma liberação de mais de R$ 1,8 bilhão. Os dados acabaram surpreendendo membros da Caixa nos últimos dias.
Suspensão do consignado
O consignado do Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal passou por ao menos duas suspensões por razões diferentes recentemente. De todo modo, nos dois casos, a situação acabou atrasando ainda mais as pessoas que precisam pegar o dinheiro.
Por causa da já citada alta procura pelo consignado do Auxílio Brasil, o sistema de solicitações teve que ser suspenso no último sábado (22) e também no domingo (23). O processo voltou ser operado apenas na segunda-feira (24).
Contudo, no final do dia o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou uma nova suspensão das solicitações até que a Caixa envie documentos que comprovem que a liberação do crédito não trará nenhum tipo de prejuízo ao erário.
A Caixa aceitou a recomendação e decidiu interromper as operações por mais 24 horas. Nesta nova paralisação, os usuários ainda podem solicitar o saldo, mas não poderão receber o dinheiro em caso de aceitação do pedido.
Milhares terão que refazer pedido
Mais de 200 mil pessoas que realizaram as solicitações no final da última semana, terão que repetir o procedimento quando o sistema voltar ao normal.
Os usuários que realizaram os pedidos, precisam acessar o Caixa Tem, selecionar a aba de consignado do Auxílio Brasil e verificar como está a sua situação. Caso o sistema indique que o pedido está em processamento há mais de dois dias, a dica é mesmo refazer a solicitação.