Beneficiários do Auxílio Brasil que tomaram o crédito consignado pela Caixa Econômica Federal relataram nesta semana, em suas redes sociais, que a parcela de dezembro da dívida já foi descontada neste mês.
Dentre os relatos, além das críticas sobre a antecipação da parcela de dezembro do empréstimo consignado, outros beneficiários revelaram a cobrança sem mesmo terem pedido o serviço.
“Bom dia, não fiz o empréstimo e já está descontando”, escreveu um usuário em sua rede social.
“As famílias foram pegas de surpresa porque pegaram o crédito para desconto em dezembro e já viram o benefício ser descontado em novembro”, disse Paola de Carvalho, diretora de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Renda Básica.
Além disso, de acordo com a diretora, algumas pessoas já estariam fazendo alegações eleitorais, afirmando que a situação estava acontecendo após a derrota de Jair Bolsonaro nas Eleições 2022.
“Essa moda de aterrorizar os mais vulneráveis precisa ter fim, É fundamental ter políticas públicas que respeitem a vida e a dignidade das pessoas”, completou.
Segundo a Caixa, a retenção dos valores é feita antecipadamente pelo Ministério da Cidadania. Desse modo, na data acordada o banco desconta a quantia correspondente da parcela.
“Os clientes recebem, no ato da solicitação do crédito, comprovante com os dados financeiros da operação e a orientação acerca da disponibilização das cláusulas gerais do contrato”, diz um trecho do comunicado da instituição financeira.
Antes de qualquer, o beneficiário interessado em tirar dúvidas sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil pelo WhatsApp deve salvar o número oficial do banco, sendo: 0800 104 0104.
Na sequência, basta seguir o passo a passo para contatar a Caixa pelo WhatsApp:
Vale ressaltar que para dar continuidade ao atendimento pelo WhatsApp da Caixa, será necessário informar o número do CPF. Lembrando que o serviço é automatizado, mas ajuda a tirar as principais dúvidas sobre empréstimos, investimentos e aplicações.
Também é possível sanar as dúvidas sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil pelos seguintes canais da Caixa: