O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Júnior, falou sobre as expectativas do banco para este segundo semestre e adiantou que a instituição não deve oferecer a modalidade de consignado do Auxílio Brasil. O crédito foi oficialmente sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última semana, mas não despertou interesse de alguns banqueiros.
“Não se trata de uma aposentadoria ou pensão, mas um benefício a pessoas que estão em dificuldades. Portanto, o Bradesco não vai operar nessa carteira. Estamos falando de pessoas vulneráveis”, disse Lazari Júnior durante um evento do Bradesco. Ele foi perguntado sobre a situação do consignado para este público.
“Em vez de ser uma boa operação para o banco e para o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar, e, por isso, preferimos não operar”, completou ele. Segundo apurações de jornais como O Globo e Folha de São Paulo, outros bancos como Itaú e Santander também podem seguir pelo mesmo caminho.
O consignado do Auxílio Brasil deve funcionar nos mesmos moldes do sistema que já existe hoje para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O cidadão pede o crédito, recebe o montante, e depois passa a receber a parcela do projeto com descontos mensais até que ele consiga completar a dívida.
Como estamos falando de um pagamento por descontos, não é possível não pagar o empréstimo, já que o abatimento é automático. De toda forma, há um temor de que ao receber valores menores, os cidadãos tenham mais dificuldades de pagar outras dívidas, o que poderia gerar ainda mais dificuldades para os mais vulneráveis.
Caixa Econômica
Na contramão dos bancos privados, a Caixa Econômica Federal já se prepara para conceder a liberação do novo crédito. Em entrevistas, o ex-presidente da instituição, Pedro Guimarães, chegou a dizer que esperava apenas pela regulamentação pelo Ministério da Cidadania.
Guimarães não é mais o presidente da Caixa, mas a nova mandatária, Daniella Marques, já indicou que deve seguir pelo mesmo caminho. De qualquer forma, até aqui, a instituição ainda aguarda pela regulamentação do Ministério.
Agora, os cidadãos que fazem parte do programa Auxílio Brasil já podem solicitar o crédito do consignado, mas é provável que se deparem com juros mais altos do que a média do mercado. Em alguns casos, a taxa poderá ser de 79% ao ano.
Consignado em financeiras
Outros bancos também já indicaram que poderão oferecer o crédito consignado do Governo Federal. Entre eles, podemos citar o Plano Safra e a Facta Financeira. Em seus sites oficiais, eles já anunciaram que receberão os pedidos assim que possível.
Nestes casos, o cidadão já pode até mesmo fazer uma simulação do empréstimo. De toda forma, é importante lembrar que o simples ato de simular uma contratação, também não é garantia oficial de que eles oferecerão o crédito.
Correspondentes do banco BMG e do Daycoval também já chegaram a fazer anúncios sobre o consignado do Auxílio Brasil em seus respectivos sites. De qualquer forma, tais instituições ainda não divulgaram informações oficiais sobre o tema.