O Banco Pan é uma das instituições financeiras que aparecem na lista de empresas aptas a oferecer o consignado do programa Auxílio Brasil. Contudo, eles já anunciaram por meio de nota nesta semana, que ainda não estão oferecendo a abertura para novas solicitações. Eles afirmam apenas que devem seguir com as análises das pessoas que já tinham realizado os pedidos.
Antes mesmo da liberação do consignado pelo Ministério da Cidadania, o Banco Pan e boa parte das suas financeiras já estavam realizando uma espécie de pré-cadastramento para o consignado do Auxílio Brasil. O cidadão depositava os seus dados, e logo depois da regulamentação do texto, a instituição já poderia adiantar os trabalhos para esta parcela da população.
Depois da regulamentação pelo Ministério da Cidadania, o banco mudou a postura e atrasou a divulgação de informações básicas. Até a manhã deste sábado (15), por exemplo, a empresa não tinha divulgado qual será a taxa de juros cobrada. Eles se limitam a dizer que devem oferecer uma taxa abaixo do valor estipulado como teto pelo Ministério.
Na última semana, a pasta publicou um documento regulamentando o consignado do Auxílio Brasil. No texto, eles ratificam que os bancos podem definir as suas taxas de juros. Contudo, eles também dizem que há um limite de 3,5% ao mês. As instituições não podem cobrar mais do que este patamar, e nem indicar cobranças de taxas extras.
Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, a taxa de juros mensal ficou na casa de 3,45% ao mês. O índice é um pouco mais baixo do que o teto exigido pelo Ministério da Cidadania. No caso específico da Caixa, a taxa deverá ser de mais de 50% ao ano. O banco já emprestou mais de R$ 100 milhões só nesta primeira semana de liberação.
Quem pode solicitar o consignado
Em regra geral, qualquer pessoa que faz parte do Auxílio Brasil pode solicitar o consignado do programa social. Pela regulamentação do texto, todos os usuários que estão dentro da folha de pagamentos, têm direito de fazer o pedido junto a um banco.
Estamos falando de mais de 21 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes do Ministério da Cidadania. Hoje, o Governo Federal considera pouco provável que todos estes 21 milhões de indivíduos solicitem o consignado.
Vale lembrar que em alguns bancos, a solicitação pode exigir algumas regras básicas. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, os cidadãos precisam estar dentro do Auxílio Brasil por um período de mais de 90 dias.
A lista
Como dito, o Ministério da Cidadania já divulgou uma lista com os nomes de todos os 12 bancos que estão aptos a atuar na linha do consignado do Auxílio Brasil. De todo modo, apenas uma parte deles já começou o procedimento de fato.
Veja abaixo a lista completa
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.