Você quer aprender a conservar feijão corretamente? Quem tem o costume de cozinhar sabe que nem sempre é fácil fazer aquele feijão fresquinho todos os dias. Dessa forma, congelar o feijão é com certeza a melhor opção para ter sempre o alimento fresquinho em casa sem muitas complicações. Mas será que você sabe congelar o feijão corretamente? Por isso, hoje nós vamos te dar dicas incríveis para você aprender a conservar feijão corretamente. Então, confira técnicas e dicas para que o feijão dure mais tempo!
Vamos ver algumas dicas interessantes que podem te ajudar a conservar feijão corretamente? Essas dicas vão fazer com que você tenha sempre esse alimento em casa.
O feijão é um alimento cotidiano que sempre esteve na vida de muitos brasileiros e tem inúmeros benefícios. Atualmente, com o aumento dos preços, ficou mais difícil comprar o alimento sempre. Portanto, saber fazer bem o feijão e armazenar é muito importante para que ele possa sempre render mais e ser utilizado em nossas refeições.
O feijão é um alimento que tem uma fonte de fibras e proteínas muito grande e pode ser benéfico para a saúde. Para aqueles que sofrem com anemia, o feijão deve estar no cardápio, já que é rico em ferro e pode ser muito bom, tanto para a imunidade quanto para repor o ferro.
Existem diversos tipos de feijão que casam com cada gosto, são eles o preto, carioca, jalo, branco, rajado, vermelho, fradinho e de corda, cada um tem seu uso e permite que sejam feitos diversos pratos. Como, por exemplo, saladas, sopas ou até mesmo bolinhos. Chegou a hora de se arriscar na cozinha e fazer pratos incríveis e diferentes com o feijão. Assim, além de consumir esse alimento tão bom para a saúde, você ainda vai diferenciar a forma que faz isso.
O consumo de feijão pode ajudar na melhora da saúde intestinal, controle intestinal, controle do colesterol e o aumento da saciedade. Então, para quem tem o costume de fazer exercícios, o feijão deve estar na dieta para trazer ainda mais força e nutrientes para o corpo.
Para congelar o feijão pronto, não o tempere, pois basta cozinhar o feijão na panela de pressão e esperar que ele esteja frio para colocar em potes e congelar. Então, quando for consumir, basta deixar que descongele por algumas horas fora do congelador. Caso tenha mais pressa, você pode usar um micro-ondas para descongelar ainda mais rápido o alimento. Feito isso, depois é só temperar e consumir.
O tempo de armazenamento do feijão congelado é bem grande, uma vez que temperado ele pode não durar tanto. Ele pode durar até três meses no congelador, mas vale lembrar que quanto mais cedo você consumir após a produção, mais fresco ele vai estar para o consumo.
Já o feijão cru na dispensa pode durar até três anos com facilidade, sem perder suas propriedades e sabor. Porém, com o tempo ele pode ir perdendo, por exemplo, sua cor.
O feijão enlatado pode durar até três anos na dispensa em sua temperatura ambiente e sem perder suas propriedades. Quando aberto, você deve transferir o feijão para outro pote caso não consuma de imediato e levar à geladeira para preservar.
Se for de sua preferência, você pode também congelar o feijão enlatado. Porém, saiba que ele dura menos de três meses no congelador e deve ser consumido rapidamente para preservar seu sabor e propriedades.
O feijão estragado tem um aspecto bem marcante e pode ser perceptível, tanto no cheiro como na aparência. Quando cru, tome cuidado com bichos agregados ao feijão e aspectos diferentes dele. Se durante o cozimento perceber algum cheiro estranho ou gosto de azedo, não coma de jeito nenhum, já que isso pode fazer muito mal para o seu organismo.
Nunca coma o feijão enlatado quando a lata estiver amassada ou estufada. Isso pode significar que o feijão pode não estar bom para consumo e até mesmo com bichos dentro. Então, tome cuidado e faça vistorias antes de comprar. O mesmo se dá para a data de validade, que deve ser vista com muita atenção para que você não compre o feijão estragando.
Esperamos que todas essas técnicas e dicas te ajudem! Assim, você poderá fazer o feijão durar mais muito mais tempo, já que é sempre uma mão na roda ter um feijãozinho em mão com facilidade.