Conhecer as consequências da falta de rotina de sono pode ser o que faltava para você perceber a importância de ter um horário de descanso relativamente organizado.
Relativamente organizado no sentido de que sabemos que é impossível adormecer e acordar, absolutamente todos os dias, nos mesmos horários. Porém, seguir uma determinada rotina pode ajudar a:
- Adormecer mais rápido.
- Dormir melhor.
- Acordar mais disposto.
- Ajudar o corpo a reconhecer em qual momento deve se manter acordado e em qual momento deve descansar.
- Entre outros pontos.
Por isso, reunimos informações relevantes nestes conteúdos para que você possa refletir sobre o assunto. Siga conosco!
5 consequências da falta de rotina de sono
As consequências da falta de rotina de sono podem não ser sentidas exatamente no hoje, mas no médio e longo prazo é possível vivenciar os impactos dessa ação. Veja a seguir mais informações:
1. Problemas de memória e concentração
O nosso cérebro precisa descansar adequadamente para manter a sua memorização e concentração sempre em dia. Isso quer dizer que se dormimos muito numa noite, e pouco noutra, podemos acabar tendo impactos nessas funções cerebrais.
A falta de sono de qualidade impede que o cérebro registre informações importantes, ao mesmo tempo em que pode causar fadiga e atrapalhar o foco no dia a dia.
2. Alterações no humor
Um sono de baixa qualidade, que muitas vezes é vivido por quem não tem uma rotina equilibrada de descanso, também pode ser responsável por provocar alterações no humor.
Essas alterações podem ser em decorrência das emoções sentidas ao dormir mal. Afinal, quem nunca ficou irritado ou com o humor deprimido depois de uma noite de sono ruim?
3. Aumento no risco de doenças cardiovasculares
Dentre as consequências da falta de rotina de sono, também temos um aumento no risco de doenças cardiovasculares.
Nosso corpo precisa do descanso para manter todas as funções em dia, e a falta de sono pode causar dificuldades para que essas funções sejam equilibradas.
Logo, a falta de rotina de sono pode ocasionar impactos na pressão arterial e no funcionamento do coração.
4. Desequilíbrio hormonal
O sono também ajuda a manter a produção hormonal sempre em dia e equilibrada. Quando não dormimos bem, alguns hormônios podem não ser produzidos na quantidade certa, impactando a nossa saúde de diversas maneiras.
É o caso de sofrer com um aumento no apetite devido ao desequilíbrio hormonal causado pelo sono ruim. Por isso, inclusive, que uma das consequências da falta de rotina de sono pode ser a obesidade.
5. Falta de rotina que pode levar à procrastinação
Se não temos uma rotina de sono para acordar e dormir, podemos perder mais tempo na cama, procrastinando de manhã.
É o caso de acordar e ficar deslizando o feed das redes sociais, sem pensar em qual momento você realmente levantará e começará o seu dia.
Por isso, construir uma rotina relativamente equilibrada é muito importante e pode fazer toda a diferença na nossa saúde. Pense nisso!