A Inteligência Artificial (IA) consiste em sistemas ou máquinas que assemelham-se, em alguns aspectos, à inteligência humana. Aliás, elas são amplamente utilizadas na execução de tarefas específicas e através de seu Machine Learning, podem se desenvolver e se aprimorar utilizando as informações e dados que coletam.
Todavia, ela tem tido um papel de extrema importância no desenvolvimento de novas tecnologias, como no ChatGPT, que é um chatbot baseado em IA que cria conteúdos criativos através de uma linguagem natural. A ferramenta utiliza uma base de dados atualizada e responde perguntas complexas de seus usuários.
Desse modo, a IA pode ser utilizada em diversas áreas e tipos específicos de máquinas. A tecnologia é empregada atualmente em jogos, diagnósticos médicos, geração de imagens, e muito mais. Ela está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e realiza várias tarefas, inclusive as mais difíceis.
Vale ressaltar que a inteligência artificial pode ser bastante útil em todos os segmentos de negócios, visto que ela apresenta uma grande versatilidade e pode ser personalizada sem maiores problemas. A tecnologia é vista no desenvolvimento estratégico, marketing digital, relacionamento com clientes, etc.
O AlphaGo é um software de computador que usa a IA para jogar o jogo de tabuleiro Go. Ele foi criado pela DeepMind Technologies e foi adquirido pelo Google. Em 2016 o AplhaGo participou de uma partida divulgada em todo o mundo, vencendo o grande campeão mundial Lee Sedol.
Analogamente, a partida entre um ser humano e uma máquina que utiliza o IA teve como objetivo principal, demonstrar a capacidade deste tipo de tecnologia, de apresentar um amplo domínio, relacionado a jogos complexos e desafiadores. O jogo foi um grande sucesso, apresentado e discutido por seus usuários.
O IBM Watson é uma plataforma que oferece uma série de serviços para empresas utilizando a IA com o objetivo de fornecer aos clientes, respostas a perguntas em uma linguagem mais humana. A tecnologia tem aplicações em diagnósticos médicos, finanças e no gerenciamento de diversos setores.
Curiosamente, o IBM Watson venceu um dos maiores programas de televisão dos Estados Unidos, o Jeopardy, no ano de 2011. Analogamente, ele demonstrou que a tecnologia empregada na IA tem uma grande capacidade de responder corretamente às mais variadas perguntas, simples e complexas.
A OpenAI é a fintech criadora do DALL-E, um sistema que utiliza a IA para criar imagens a partir de um texto específico. Ele pode, por exemplo, criar a imagem de um carro azul, a partir da descrição de seus usuários. Em síntese, o programa cria uma arte gráfica através de palavras descritivas.
As imagens produzidas através da tecnologia de IA do DALL-E são impressionantes, e tem aparecido nas redes sociais de todo o mundo. Aliás, a empresa OpenAI também tem se destacado no mercado mundial após lançar o ChatGPT em novembro do ano passado, que também utiliza a IA.
O XLNet utiliza a IA para criar um padrão de linguagem natural que tem como base as redes neurais. Sua criação teve como intuito, superar as deficiências do BERT e do GPT-2. Dessa maneira, através da sua tecnologia inovadora, ele pode lidar com ambiguidades e entender vários tipos de referências.
O desenvolvimento do programa é de responsabilidade do Google Brain e da Universidade Carnegie Mellon. O lançamento do XLNet foi no ano de 2019 e tem seu uso massivo pela comunidade de pesquisadores de Programação Neurolinguística (PNL). Em síntese, pode-se considerar que o programa é um BERT mais avançado.
Este é um sistema de IA criado pela companhia de tecnologia DeepMind, do Google. Ele pode prever a estrutura de proteínas com facilidade e precisão. Em suma, é considerado um programa inovador visto que consegue apresentar respostas e soluções a um problema científico de muitos anos.
Vale destacar que o projeto do programa busca ter um sistema de aprendizagem intenso. Há uma atusalização constante do AlphaFlod pela equipe de pesquisadores da DeepMind, em busca de apresentar um sistema mais eficiente, capaz de oferecer inúmeras respostas relacionadas a biologia computacional.
A tecnologia de IA é um avanço sem precedentes, relacionado à computação e a utilização de programas e softwares em inúmeras aplicações. Há uam grande discussão por todo o mundo, gerando dúvidas e uma certa ansiedade, visto que seu uso pode deixar algumas áreas do mercado de trabalho desnecessárias.