Os conflitos interpessoais no trabalho podem atrapalhar a rotina de qualquer pessoa. Afinal, quem é que gosta de ter um conflito desse tipo, ainda mais no ambiente de trabalho? Pois é…
Justamente por conta desse mal-estar que um conflito no trabalho pode causar, que fizemos este conteúdo. Esperamos lhe ajudar a entender o que são esses conflitos e como você pode lidar com eles no dia a dia.
Vamos lá!
Interpessoal é a relação que você tem com outras pessoas. Logo, um conflito interpessoal no trabalho é um conflito que se cria entre você e um ou mais colegas.
Esses conflitos podem aparecer de diversas formas. Em alguns casos, são mais intensos e podem acabar sendo levados para o lado pessoal. Em outros, trata-se apenas de uma divergência de ideias que se resolve por si só – ou seja, resolve-se por meio do respeito mútuo.
Mas, e quando o conflito não é resolvido? Como lidar com essas “brigas” com colegas de trabalho? Abaixo apontamos algumas sugestões sobre isso.
Os conflitos interpessoais no trabalho podem tornar o dia a dia muito difícil. Por isso, ao invés de apenas deixá-lo de lado, é necessário resolver a questão de maneira efetiva. Veja dicas:
Não adianta querer resolver algo de cabeça quente. O melhor a se fazer é se afastar da situação, mesmo que por apenas alguns minutos.
Esse tempo é muito importante para evitar que você acabe tendo atitudes impulsivas, que provoquem arrependimento mais tarde.
Nesse meio tempo em que você se afasta dos gatilhos emocionais do conflito, tente reequilibrar as suas emoções.
Normalmente, tentamos ter a razão e ficamos pensando em mil e uma respostas para dar diante de um conflito. Mas se você realmente quer que a situação se acalme, respire fundo. Controle o que você sente e não aja de qualquer maneira. Pense sobre o que vai dizer!
Assim que ambos os lados estiverem mais calmos, é hora de conversar sobre o assunto. Mas lembre-se: para lidar com conflitos interpessoais no trabalho é preciso conversar com tranquilidade, sem apontar o dedo.
Não fique julgando, nem em pensamento, tudo o que o outro está falando. Isso quer dizer que você deve praticar a escuta ativa para compreender melhor o lado da outra pessoa. Além disso, exercite a sua paciência.
Fale apenas quando for o seu momento de falar, e aprenda a ceder um pouco, quando necessário. Seja respeitoso!
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Esperamos que essas dicas lhe ajudem a lidar com os conflitos interpessoais no trabalho. Se nada adiantar, lembre-se de que o RH pode ajudar. Por isso, busque o mesmo caso você sinta que a situação não tem jeito e está saindo do controle.