Educação

CONFIRMADO! Quase 40 mil candidatos vão ter atendimento especializado no ENEM

A inclusão é uma pauta que tem ganhado cada vez mais espaço nos grandes eventos nacionais, e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é exceção. Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que teremos quase 40 mil candidatos recebendo atendimento especializado no ENEM. Vamos entender mais sobre essa novidade?

O Inep divulgou que 38.101 solicitações para atendimento especializado no ENEM foram aprovadas para as próximas provas, que ocorrerão em 5 e 12 de novembro. Além disso, 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade também serão atendidos, beneficiando candidatos de todo o Brasil. Com mais de 3,9 milhões de inscritos, o ENEM reafirma seu compromisso com a inclusão.

Recursos de Acessibilidade e Atendimentos Especializados

Os recursos de acessibilidade são essenciais para garantir que todos os estudantes tenham igualdade de condições durante a prova. Entre os mais solicitados, o auxílio para a leitura foi o campeão, com 10.721 solicitações aprovadas. Outros apoios, como correção diferenciada (8.703 solicitações), auxílio para transcrição (7.507 pedidos), e sala de fácil acesso (6.449 solicitações) também foram bastante procurados pelos estudantes.

O atendimento especializado no ENEM busca atender às necessidades específicas de cada candidato. Nesse sentido, as solicitações de participantes com déficit de atenção somaram o maior número de pedidos, com 13.686 inscrições. Outras necessidades, como baixa visão (6.504 solicitações), autismo, deficiência física e deficiência intelectual também foram contempladas com pedidos de atendimento especializado.

Inclusão como Política do Inep

Segundo o Inep, os recursos de acessibilidade e os atendimentos especializados no ENEM integram a política de inclusão do instituto e são parte fundamental de todas as avaliações aplicadas. O objetivo da autarquia é alcançar o maior número possível de candidatos, promovendo equidade no acesso à educação brasileira.

Ao garantir que candidatos com necessidades especiais tenham o apoio adequado, o ENEM se alinha com os princípios de inclusão e equidade, importantes diretrizes para a construção de uma educação cada vez mais justa e igualitária. E a confirmação de quase 40 mil candidatos com atendimento especializado no ENEM é uma prova disso.