Estão oficialmente divulgados todos os calendários de pagamentos de programas sociais do Governo Federal para este mês de agosto. O Ministério da Cidadania confirmou as datas, e lembrou que algumas mudanças foram feitas para acomodar as alterações realizadas pela PEC dos Benefícios. Confira abaixo todo o detalhamento.
Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil do Governo Federal seguirá usando como base o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Basta olhar o seu e ver qual é o seu dia de recebimento. Note que em agosto as liberações foram antecipadas para a primeira quinzena do mês. A expectativa é de que ninguém receba menos do que R$ 600.
- 9 de agosto: Usuários com NIS final 1
- 10 de agosto: Usuários com NIS final 2
- 11 de agosto: Usuários com NIS final 3
- 12 de agosto: Usuários com NIS final 4
- 15 de agosto: Usuários com NIS final 5
- 16 de agosto: Usuários com NIS final 6
- 17 de agosto: Usuários com NIS final 7
- 18 de agosto: Usuários com NIS final 8
- 19 de agosto: Usuários com NIS final 9
- 22 de agosto: Usuários com NIS final 0
Vale-gás Nacional
Depois de um hiato de tempo sem pagamentos, o vale-gás nacional do Governo Federal está de volta neste mês de agosto. O calendário de repasses do benefício é o mesmo utilizado pelo Auxílio Brasil. Quem recebe os dois projetos, poderá acumular os dois saldos. Em agosto, o poder executivo espera pagar algo em torno de R$ 120 no auxílio gás.
Pix Caminhoneiro
O Pix Caminhoneiro é um programa que fará a sua estreia neste mês de agosto. Aprovado junto com a PEC dos Benefícios, o projeto social deve atender motoristas de caminhão que estão passando por dificuldades por causa dos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis nos últimos meses. Veja abaixo o detalhamento do calendário do ano.
- 1ª Parcela: 9 de agosto;
- 2ª Parcela: 9 de agosto;
- 3ª Parcela: 24 de setembro;
- 4ª Parcela: 22 de outubro;
- 5ª Parcela: 26 de novembro;
- 6ª Parcela: 17 de dezembro.
Auxílio-taxista
Outro programa que começará os seus pagamentos neste mês de agosto é o auxílio-taxista. O Governo Federal ainda não bateu o martelo quanto ao valor dos repasses para os motoristas de táxi do país. De todo modo, já é possível adiantar o formato das liberações.
- 1ª Parcela – 16 de agosto;
- 2ª Parcela – 16 de agosto;
- 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Parcelas – entre setembro e dezembro deste ano.
Há ainda um segundo calendário exclusivo para os taxistas que residem em cidades em que as prefeituras enviem as informações apenas depois do prazo final. Veja abaixo
- 1ª Parcela – 30 de agosto;
- 2ª Parcela – 30 de agosto;
- 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Parcelas – entre setembro e dezembro deste ano.
Sem inscrições
Segundo as informações do Ministério da Cidadania, todos os programas acima são independentes, isto é, cada um deles possui as suas regras de entrada e permanência. Seja como for, uma norma une todos eles: não haverá inscrição direta.
O Governo vai se basear apenas nas informações de bancos de dados já existentes. No caso do Pix Caminhoneiro, por exemplo, a seleção tomará como base a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O auxílio-taxista levará em consideração as informações enviadas pelas prefeituras, enquanto o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional seguirão se baseando nos dados do Cadúnico e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).