Quando o cidadão consegue tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessário tomar alguns cuidados para que o documento não seja suspenso. Ter atenção no trânsito é essencial para que todas as leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sejam cumpridas.
Cabe salientar que o CTB passou por algumas mudanças em 2021, e algumas delas ainda estão sendo implementadas. As mais recentes foram a validade da habilitação e o limite de pontos na carteira. A intenção é melhorar ainda mais a segurança da população brasileira. Veja mais a seguir.
Em suma, os condutores devem se adequar a uma nova validade para o documento e um novo limite de pontos na Carteira Nacional da Habilitação. Veja:
Mudança na validade da CNH
Confira os novos prazos de validade da habilitação:
Mudança no limite de pontos da CNH
Agora, o motorista só perde o direito de dirigir ao conseguir 40 pontos na carteira de habilitação, até então o limite era de 20 pontos. Veja como ficou:
Para os motoristas profissionais, como taxistas, caminhoneiros e motoristas de aplicativo, a regra acima não se aplica. Eles têm o limite de 40 pontos, independentemente do tipo de infração.
Vale ressaltar que também foi lançada uma nova versão da CNH. Com ela, algumas mudanças também foram implementadas. Confira:
Itens de segurança
Novo visual
O novo modelo de habilitação está sendo liberado de forma gradativa, desse modo, não é necessário buscar por uma troca imediata, uma vez que ainda não é obrigatório. Sendo assim, a emissão da nova versão acontecerá: