Mesmo com 14,8 milhões de pessoas desempregadas, há setores com o número de vagas de trabalho em alta. Foi o que revelou um levantamento da Catho e Empregos.com.br. Os dados se referem ao 1º semestre de 2021 e foram compilados pelo G1.
Em comparação com 2020, os setores de Açúcar e álcool, além materiais de construção e concessionárias/autopeças lideram o ranking das áreas que mais abriram vagas de emprego. Confira abaixo:
- Açúcar e álcool: 298%;
- Materiais de construção: 138%;
- Concessionárias/autopeças: 129%;
- Mineração: 127%;
- Contabilidade/Auditoria: 121%;
- Têxtil/Couro: 117%;
- Administração e Participação: 113%;
- Importação/Exportação: 103%;
- Bebidas: 98%;
- Móveis e Artefatos de decoração: 97%;
- Metalúrgica/Siderúrgica: 94%;
- Comércio Atacadista: 93%;
- Automação: 91%;
- Arquitetura / Paisagismo / Urbanismo: 90%; e
- Corretagem (Imóveis): 90%.
Já o ramo da saúde, diante da pandemia da Cvid-19, também registrou um maior número de vagas de trabalho. O levantamento apontou que as vagas cresceram 9%.
Vagas de emprego: setores em alta
Já entre os setores, o de tecnologia foi o que mais abriu vaga de emprego, foram mais de 100 mil vagas no primeiro semestre de 2021. Os dados foram levantandos pelo empregos.com.br.
- Setor de informática e tecnologia: 107 mil vagas;
- Setor de serviços: 89 mil vagas;
- Setor de saúde/hospitalar: 30 mil vagas;
- Setor industrial: 18 mil; e
- Setor de comércio/varejista: 13 mil.
Nestes setores tecnologia e inovação são destaques, com vagas de trabalho para o cargo de programador, analista de sistemas e analista de marketing.
Isso parece deixar ainda mais claro a ascensão do digital impulsionada pela pandemia e a necessidade de impulsionar as vendas.
Você sabe se a vacinação é decisiva para economia do Brasil? Clique aqui e leia um artigo sobre o assunto.
Outras vagas de trabalho em alta são técnico em segurança do trabalho, eletricista e soldador.
Comércio e vendas são destaque
Um levantamento da Infojobs ainda aponta que a apesar da recuperação, as vagas de trabalho ofertadas ao menos na plataforma são menores em 10% na comparação 1º semestre de 2021 e mesmo período do ano passado.
O crescimento registrado, na verdade, foi visto quando se compara o último semestre de 2020, em relação ao primeiro de 2021, neste caso o crescimento foi de 13%.
Entre os destaques na contratação neste levantamento estão Comércio e vendas. Além de outras quatro área telemarketing, administração, logística e saúde.
As vagas de trabalho com maior busca pelos profissionais foram: administrativo, recepcionista, jovem aprendiz e vendedor.