A geladeira é um eletrodoméstico que tem como funcionalidade básica conservar os alimentos. No entanto, não são todos os produtos que tem uma vida útil maior quando refrigerado. Em alguns casos, o armazenamento na geladeira acaba acelerando o processo de deterioração.
Veja a seguir oito alimentos que usamos no cotidiano que não devem ou que podem ser conservados longe da geladeira:
- Cebola
A cebola utilizada por muitos como tempero precisa de ventilação para ser conservada. Neste caso, guardá-la dentro da geladeira que é um lugar úmido e fechado acelera a sua decomposição. A indicação é armazena-la na dispensa longe de batatas para não acelerar o processo de apodrecimento.
- Batata
Batatas não devem ser guardadas na geladeira devido ao amido, que se transforma em açúcar. Essa alteração altera, cor, textura e sabor do alimento. O ideal é armazená-la em local fresco e arejado.
- Café
Ao contrário dos alimentos anteriores, o café não pode ser conservado em exposição ao ar. Além disso, quando guardá-lo em um recipiente, a indicação é colocá-lo na dispensa, pois a refrigeração da geladeira pode alterar o sabor.
- Alho
O alho, por ter componentes parecidos com a da cebola, também não deve ser armazenado na geladeira. No ambiente refrigerado, é possível que o sabor seja alterado, além de provocar o aparecimento de mofo precocemente. Armazene-o em ar fresco e solto por até dois meses.
- Pão
O pão quando assado pode ser consumido em até quatro dias, caso não queira leva-lo a geladeira. O armazenamento refrigerado pode ressecar o alimento mais rápido. Mas caso queira come-lo após quatro dias, a indicação é guarda-lo no refrigerador.
- Pimenta
A pimenta em conserva com vinagre, azeite e outros ingredientes podem ser mantidos fora da geladeira, a compota tem até três anos de validade. Logo, não é necessário colocar no refrigerador.
- Tomate
O tomate é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, e a que mais é armazenada de forma incorreta. Colocá-lo na geladeira acelera o apodrecimento da fruta, além de alterar o seu sabor. A indicação é guarda-los com o talo para baixo na fruteira.
- Mel
Guardar o mel na geladeira aumenta as chances de engrossá-lo e cristalizá-lo mais rápido. Por ser um alimento totalmente natural, pode demorar anos até que estrague. Neste caso, não há necessidade de armazená-lo na geladeira.