Os usuários de aplicativos de transporte devem ficar atentos a algumas questões relacionadas a sua segurança durante uma viagem de carro. Todavia, com algumas estratégias é possível ficar calmo e buscar por uma maior proteção, principalmente em situações que podem fugir ao controle, como em casos de roubo, por exemplo.
Esta semana, na cidade de São Paulo, a Polícia Militar conseguiu prender uma quadrilha, que atuava através de aplicativos de transporte que enganavam suas vítimas, com o intuito de roubar, sequestrar e até estuprar suas passageiras. A violência nas grandes cidades tem crescido, sendo necessário uma maior atenção.
Ao solicitar um transporte por aplicativo, o usuário deve, a princípio, confirmar se o veículo é o mesmo que foi pedido através de seu celular. Vale ressaltar que empresas como a Uber, por exemplo, fazem uma checagem nos dados dos motoristas para se certificar que são profissionais eficientes e idôneos.
Felizmente, algumas plataformas como a já mencionada Uber e o 99, oferecem a seus usuários alguns recursos para garantir uma viagem segura e tranquila, como o código e bloqueio do motorista, a avaliação do condutor, local de embarque, informações de viagem, etc. Ele também precisa tomar certos cuidados.
É possível no aplicativo do Uber, acionar um código de verificação (U-Código) que ao ser ativado, irá mostrá-lo nos momentos onde ele solicitar uma corrida. Dessa maneira, ao falar com o condutor, é necessário informá-lo ao motorista, para confirmar a identidade do viajante, tornando a viagem mais segura.
O app 99 possui uma função “bloquear” onde o usuário marca o motorista evitando dessa forma, fazer futuramente, outra viagem com ele. Para ativar o recurso no aplicativo, é preciso depois que finalizar a corrida, fazer uma avaliação do condutor, onde também aparece um campo destinado ao bloqueio.
Os aplicativos de transporte também oferecem a seus usuários a possibilidade de avaliar o serviço. O Uber e o 99 permitem aos passageiros realizarem esta aferição, sendo bastante importante para garantir que o profissional ofereça um serviço adequado e seguro aos usuários dos apps.
Para não correr riscos, os usuários dos aplicativos de transporte devem tomar alguns cuidados, de maneira a garantir sua segurança e evitar quaisquer problemas relacionados. Desse modo, o passageiro ao fazer a solicitação da viagem, precisa aguardar pela chegada do veículo, em um local seguro, combinado anteriormente.
Analogamente, antes de entrar no veículo, o usuário dos aplicativos deve conferir os dados relacionados ao modelo do carro, a cor, a placa, e ver se são as mesmas disponibilizadas em seu celular. Uma questão importante é perguntar o nome do condutor antes de entrar no automóvel. Ele também deve fazer o mesmo.
Os aplicativos oferecem a seus usuários a possibilidade deles compartilharem com seus contatos, o trajeto de sua corrida. Com o Uber é possível informar detalhes da viagem com até cinco amigos. Aliás, no 99 o usuário pode cadastrar um contato que irá receber por SMS as informações das corridas.
Os aplicativos oferecem aos passageiros a possibilidade de gravar os sons da viagem através do aparelho celular. Eles poderão ser utilizados depois por algumas autoridades em casos de problemas com a corrida. Os áudios poderão ser abertos pela Polícia e pelas empresas de transporte, quando for conveniente.
Os usuários dos aplicativos de transporte, em casos de emergências ou perigos, podem ligar para o telefone 190 e acionar a polícia. O Uber oferece um atalho onde é possível acionar as autoridades direto pelo app. Já o 99 possui um botão de emergência, que liga automaticamente para o 190.
Ademais, os apps de transportes também oferecem aos seus usuários, um serviço destinado a monitorar a rota traçada pelo motorista até chegar ao seu destino. Ao observar quaisquer mudanças no trajeto, o aplicativo envia aos passageiros dados relacionados às ferramentas de segurança disponíveis.
Os usuários dos aplicativos de transporte, ao serem vítimas de um acidente, devem informar os serviços de emergência, como a Polícia Militar e solicitar uma ambulância, por exemplo. Em conclusão, os passageiros também devem falar com as empresas responsáveis pelo serviço através de ferramentas do app.