Se você é um concurseiro que está de olho nas carreiras de Tribunais, saiba que a banca do concurso TRF 5 já foi definida! Agora, o próximo passo deve ser a divulgação do edital, uma vez que os preparativos para o certame estão a todo vapor.
E se você quiser saber mais detalhes sobre o concurso do Tribunal Regional da 5ª Região, é só ler até o final, pois vamos contar tudo a você!
O processo seletivo para ingresso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, conhecido como TRF 5, está em andamento. Agora, a banca examinadora já foi definida: o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Sendo assim, a expectativa é de que o edital seja publicado ainda este ano ou, no mais tardar, em 2024.
Conforme informações disponíveis no projeto básico divulgado online, as oportunidades serão para os cargos de Técnico Judiciário – Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação.
Ademais, em 20 de novembro, houve uma modificação na composição da comissão responsável pela organização do certame.
O TRF 5 apresenta, neste momento, um total de 14 vagas em aberto, sendo 2 para Analista e 12 para Técnico.
Veja a seguir as datas principais das movimentações do concurso TRF 5 até agora:
O TRF 5 oferece a seguinte remuneração para os cargos de Analista e Técnico:
Analista:
Técnico:
Além disso, os servidores tem direito a benefícios, que receberam reajustes em fevereiro de 2023 e incluem Auxílio Alimentação de R$ 1.182,74 e Assistência Pré-escolar de R$ 935,22.
Além da remuneração e benefícios, os servidores têm direito ao Adicional de Qualificação, que contempla treinamento interno e títulos acadêmicos.
A saber, a partir de janeiro de 2023, as remunerações terão reajustes progressivos nos anos seguintes, sendo 6% em 2023 e 2024, e 6,13% em 2025.
Ademais, ainda não sabemos quantos servidores poderão desfrutar desses benefícios porque TRF 5 ainda não divulgou a quantidade de vagas para o próximo certame.
Porém, já se sabe que os cargos disponíveis incluem Analista Judiciário e Técnico Judiciário, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Enquanto isso, os requisitos são diploma ou certificação de curso de graduação com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
O processo seletivo envolverá provas objetivas e discursivas. Dessa forma, as provas objetivas abrangerão conhecimentos gerais e específicos, abordando disciplinas como língua portuguesa e noções de direito administrativo.
A prova discursiva, incluindo redação e estudo de caso, cobrará diferentes áreas e especialidades, avaliando a capacidade analítica e de argumentação dos candidatos.
Haverá, ainda, uma etapa de prova de capacidade física para os concorrentes às vagas de Técnico Judiciário na área administrativa – especialidade segurança e transporte.
O TRF 5 já efetuou a nomeação de 189 aprovados no certame de 2017, sendo 59 analistas e 130 técnicos. Aliás, a validade dessas nomeações se estende até 24 de janeiro de 2024. Para 2023, o Conselho da Justiça Federal autorizou 61 cargos para provimento.
Gostou de saber mais sobre o concurso TRF 5? Então se prepare, e volte sempre para mais informações e atualizações!