Para muitas pessoas, principalmente para aquelas que residem em regiões em que as temperaturas costumam ser elevadas, o ar-condicionado é um produto indispensável. No entanto, com a alta nas cobranças nos últimos meses, surge a preocupação quanto ao consumo de energia.
Um fator positivo relacionado ao consumo de energia elétrica diz respeito ao avanço de tecnologias. Atualmente, a intenção das empresas de eletros é trazer para o mercado um produto super tecnológico que gaste pouca energia. A estratégia prevê a chegada de novos clientes.
Os modelos mais recentes dos ares-condicionados da TCL, por exemplo, prometem até 75% de economia em comparação com os mais antigos. A empresa justifica essa capacidade na automação do compressor segundo a necessidade do ambiente, o que evita picos de energia.
“Sempre buscamos trazer o que há de mais moderno a nível global para os nossos consumidores, e hoje temos no mercado modelos de última geração que entregam conforto para o usuário e ao mesmo tempo uma excelente eficiência energética, sem que haja surpresas com a conta de luz no final do mês”, disse Nikolas Corbacho, Gerente de Produtos da SEMP TCL.
É importante salientar que a empresa também divulgou algumas dicas que podem economizar energia na hora de usar o ar-condicionado. Confira a seguir.
O Governo Federal disponibiliza o programa Tarifa Social de Energia Elétrica aos brasileiros que desejam obter descontos na conta de energia. Os beneficiários do programa podem receber até 100% de desconto na conta de energia elétrica.
De acordo com dados do governo, atualmente 20 milhões de famílias são atendidas pelo benefício.
As regras do programa Tarifa Social estabelecem que a porcentagem de desconto varia de acordo com o consumo de energia na residência.
Dessa forma, quanto menor for o consumo, maior será o desconto. Confira a tabela de desconto:
Vale ressaltar que famílias indígenas e quilombolas recebem descontos maiores em suas contas de energia.
Confira a tabela de desconto para esse grupo:
De acordo com as regras do programa, confira quem pode receber os descontos: