Se o seu plano para 2023 é estudar em Portugal, mas você não sabe ao certo o que é preciso, então não deixe de nos acompanhar até o final. Pois, falaremos hoje, sobre como você pode alcançar seu sonho, e assim, estudar no exterior.
Conseguir uma vaga nas universidades de Portugal não é muito difícil. No entanto, é muito importante saber que os processos de candidatura começam em janeiro. Logo, ainda dá tempo de correr atrás para tentar uma vaga.
É bom lembrar também que é preciso visto para estudar em Portugal. Por isso, se você tem interesse em estudar lá é muito importante preparar toda a documentação para não ser pego de surpresa.
Se você ficou interessado e quer saber mais informações sobre esse assunto é só continuar com a gente que mostraremos passo a passo como estudar em Portugal.
Comece procurando uma Universidade
O primeiro passo para quem deseja estudar em Portugal é fazer a escolha certa da Universidade. Sendo assim, comece pelas mais conhecidas. Para isso, faça pesquisas e leia todas as normas e exigências sobre ela.
Analise também os valores dos cursos disponíveis. Pois, mesmo dentro de uma universidade, os preços variam muito. Assim, cada curso tem um valor diferente para alunos internacionais.
Se você está disposto a estudar em Portugal, deve estar ciente que não é muito barato morar por lá, mas também não é impossível. Por exemplo, a Universidade do Porto costuma ser a mais barata e a qualidade de ensino é excelente.
Por outro lado, o custo de vida por lá costuma ser mais caro, assim como Lisboa. Dessa forma, é muito importante fazer pesquisa para encontrar a melhor cidade e a melhor instituição para sua mudança não se tornar um problema.
Veja como usar o ENEM para estudar em Portugal
Muitos estudantes se perguntam se é possível usar a nota do ENEM para entrar em uma Universidade em Portugal e a resposta é que sim.
Mas para tornar isso possível é preciso ficar bem atento às regras, pois o procedimento por lá é diferente.
Pelo menos 51 Universidades Portuguesas aceitam o ENEM para concorrer a uma vaga. Então, para saber quais são, basta acessar o site do INEP. Desse modo, você encontrará a lista atualizada das instituições que aceitam o ENEM.
Para saber se sua nota será aceita pelas Universidades de Portugal é só acessar o site da Instituição escolhida. Dessa forma, nele você encontrará todas as informações sobre nota de corte e conversão de notas.
Vale ressaltar que você deve considerar que as notas do Brasil passam por conversão para o sistema português em uma escala de 0 a 200 pontos.
Veja como se inscrever em uma Universidade Portuguesa
Para quem deseja estudar em Portugal e possui cidadania Europeia/Portuguesa não é possível se inscrever usando o ENEM.
Neste caso é preciso realizar o Concurso Nacional de Acesso, um método parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio. Assim, a prova é realizada anualmente, e a nota serve como classificação para entrada na Universidade.
Nesse caso há também a cobrança da nota do ensino médio cursado no Brasil. Portanto é preciso se dirigir a uma escola secundária em Portugal com o histórico escolar para realizar a equivalência das notas.
Enfim, já para quem não tem cidadania Europeia/Portuguesa e nem o ENEM, o primeiro passo é optar pelo sistema Ano Zero. Aliás, método disponível pela Universidade Nova de Lisboa que consiste em um período preparatório para ingressar na Universidade.
Conheça outras duas maneiras para estudar em Portugal
Para quem está pensando em entrar para uma universidade portuguesa, mas ainda não se encaixou em nem uma das sugestões acima, não se preocupe. Portanto, confira a seguir mais duas maneiras para ingressar em uma das instituições de Portugal.
Para quem não tem cidadania europeia, uma opção muito usada entre os brasileiros é realizar as provas específicas da Universidade. Mas vale dizer que não são todas as instituições que realizam provas diretas.
Portanto, é necessário pesquisar se a instituição que você está pensando em ingressar possui esse sistema.
Por fim, a segunda possibilidade é viver em Portugal, legalmente, por pelo menos 2 anos ou ter o estatuto de igualdade. Então, se você encaixa em um desses requisitos, pode fazer sua inscrição e realizar o concurso nacional normalmente.
Agora que você já conferiu nossas dicas de como estudar em Portugal, é só analisar bem todas as informações cedidas e embarcar rumo a realização de seus sonhos. Boa sorte.