Novos editais de concursos públicos da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco podem ser divulgados em breve. A Assembleia Legislativa do Estado solicitou, com urgência, a realização de novos concursos para a corporação. O pedido é que as seleções sejam abertas ainda no primeiro semestre de 2022.
A solicitação de abertura dos concursos públicos para PM e Corpo de Bombeiros-PE é endereçada ao governador do estado, Paulo Câmara, e outros membros do Executivo. Além da PM e Bombeiros PE, a proposta é que sejam abertos editais para Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.
“Ante o exposto, faço apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco (…) no sentido de que sejam realizados, com a máxima urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, novos concursos públicos para recompletamento do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco,” consta no pedido de abertura dos editais.
Até o momento, o Governo do Estado de Pernambuco ainda não respondeu sobre a solicitação dos editais. No caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a abertura de novos concursos já está em pauta.
Em dezembro de 2021, uma reunião com o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e dos comandantes da PM PE e do Corpo de Bombeiros, José Roberto Santana e Rogério Coutinho, respectivamente, foi realizada. Durante o encontro, um dos temas foi relacionado aos novos concursos públicos.
“Nosso foco nessas pautas é proporcionar mais qualidade de vida e de trabalho aos nossos servidores, tendo como objetivo final reduzir os índices de criminalidade e garantir a paz na sociedade”, pontuou o secretário.
Os últimos concursos PM e Bombeiros PE ocorreram entre 2017 e 2018.
Últimos concursos tiveram oferta para soldado e oficial
O edital do último concurso PM e Bombeiros PE foi publicado em 2018. A oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).