Os concursos para professor estão em alta e nos mais variados cargos. As oportunidades são em todo o país e para conseguir a vaga tão sonhada é necessário se preparar de forma correta. Você sabe como fazer isso?
Vale lembrar que além da remuneração, os aprovados podem receber muitos benefícios, a depender do órgão e do estado.
Veja a seguir a lista do que fazer para conseguir a aprovação desejada!
Benefícios área da educação
Os benefícios para servidores da educação dependem do cargo. Geralmente, tem como requisito, nível superior e carga horária compatível com a necessidade, podendo ser escalonada entre meio período, 40 horas ou horas/semanais.
Entre as oportunidades de crescimento profissional e ascensão de carreira estão a progressão vertical por tempo de serviço, a progressão horizontal e a progressão vertical por mérito.
Além disso, adicional por tempo de serviço, ampliação de carga horária, abono permanência, e licença prêmio são outros benefícios para o cargo.
Concursos para professor e outras áreas
Além da carreira do magistério, os concursos para professor para educação oferecem oportunidade em outras áreas, como por exemplo, direção escolar e servidores de assistência e suporte.
Para concorrer à vaga de diretor, os candidatos devem apresentar licenciatura em pedagogia e/ou pós-graduação na área da educação. É importante também ressaltar as atribuições para o cargo. O diretor deve realizar as seguintes atividades:
- Supervisiona a qualidade de ensino;
- Trabalha no plano pedagógico geral da escola;
- Papel extremamente social, atuando ativamente na comunidade em que a Instituição de Ensino está envolvida.
A faixa salarial depende de muitos fatores, como região, por exemplo. Contudo os valores para o cargo fica em torno de R$ 3,5 mil reais + benefícios.
Dicas para se preparar de concursos para professor
A preparação está inteiramente relacionada com a aprovação. Por isso, separamos 3 dicas que podem te ajudar nesta empreitada.
-
Não espere o edital ser publicado
Estudar de forma antecipada pode ser o segredo de pessoas que conseguem fechar o conteúdo programático. Analise os assuntos levando em conta os editais anteriores. Faça um planejamento de estudos que combine com a sua rotina diária.
Separe os conteúdos por ordem de importância e estabeleça um prazo para terminar. Caso o órgão ainda não tenha liberado edital, busque detalhes sobre a banca e identifique como são realizadas as cobranças e pesos das disciplinas para sua área.
-
Estude por questões
Entender o conteúdo é fundamental, mas reproduzir o que foi aprendido melhor ainda. Segundo a pirâmide do aprendizado, o conhecimento aumenta em 80% para pessoas que realizam resumos e tem acesso às questões.
Outro motivo também é o fato de que você pode identificar as suas principais dificuldades e sanar o quanto antes. Não esqueça de estudar as matérias menos cobradas também. Analise o conteúdo programático e dê o seu melhor.
-
Matérias que mais caem
Conhecer as disciplinas mais cobradas facilita no processo de aprendizagem. Fazendo um levantamento dos concursos existentes, os tópicos que tendem a aparecer de forma frequente na hora das provas são os seguintes:
- Tendências, Avaliação e Planejamento Didático
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
- Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Educação
- LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e Plano Nacional de Educação
- Projeto Político Pedagógico
Vale lembrar que como conhecimentos básicos, é fundamental que você faça uma boa revisão em língua portuguesa e dê uma atenção especial para informática. Feito isso, você tem grandes chances de ser aprovado. Boa sorte!