Se você está aguardando concursos ambientais, saiba que existem três editais que somam quase 1.500 vagas. Os editais serão liberados ainda em 2024.
Veja a seguir cada um deles.
Lista dos concursos ambientais
Veja a seguir a lista dos editais e se prepare com antecedência.
ICMBio e concursos ambientais
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está na expectativa de obter autorização para um novo concurso público.
A ministra do Meio Ambiente anunciou a previsão de abertura de 180 vagas para os cargos de analista ambiental e analista administrativo. Ambos os cargos exigem formação de nível superior.
Os profissionais selecionados terão a responsabilidade de gerenciar unidades de conservação e proteger a biodiversidade brasileira.
A realização deste concurso é crucial para reforçar a capacidade do ICMBio de desempenhar suas funções essenciais na conservação ambiental.
IBAMA
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou a iminência de um novo concurso para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A expectativa é que sejam disponibilizadas 260 vagas para os cargos de analista ambiental e analista administrativo.
Essas posições exigem nível superior e são essenciais para as atividades de fiscalização e gestão ambiental desempenhadas pelo órgão.
Segundo a ministra, a autorização para o concurso deve ser confirmada em breve.
MMA e concursos ambientais
A iniciativa é de 350 vagas para o cargo de analista ambiental.
A previsão é que esses novos servidores ingressem no primeiro semestre de 2026.
A expansão do quadro de analistas ambientais é considerada vital pelo órgão para a implementação eficaz das políticas ambientais e para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
Segundo o MMA, o reforço no número de analistas é indispensável para assegurar que as iniciativas de proteção ambiental.
Jardim Botânico
A ministra do Meio Ambiente anunciou recentemente que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JB RJ) terá um novo concurso com a oferta de 20 vagas, previsto para ser publicado nos próximos meses.
O anúncio ocorreu durante a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Funai
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) solicitou a autorização para um novo concurso com o objetivo de preencher 751 vagas. Essas oportunidades estão divididas entre as carreiras de:
- técnico em indigenismo, para nível médio, e especialista em indigenismo, para nível superior.
Especificamente, são 468 vagas destinadas aos técnicos em indigenismo e 283 para especialistas em indigenismo.
PL dos concursos
Atualmente, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) nº 2.258/2022, conhecido como “PL dos Concursos”, com o objetivo de estabelecer normas gerais para concursos públicos no Brasil.
A iniciativa busca regularizar procedimentos que atualmente variam significativamente entre os concursos estaduais e municipais, os quais não estão sujeitos a uma legislação uniforme.
Durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec, a ministra Esther Dweck destacou a necessidade dessa legislação, especialmente para padronizar a forma como os editais são elaborados e conduzidos nos níveis estadual e municipal.
Segundo ela, essa falta de normatização pode resultar em concursos que não seguem critérios adequados ou completos.
Transparência no documento
A ministra também mencionou que estão sendo discutidas pequenas alterações de redação no projeto com o Congresso Nacional, mesmo que teoricamente não haja mais possibilidade de modificações.
O foco principal do PL é melhorar a transparência, a equidade e a eficiência nos concursos públicos realizados fora do âmbito federal, visando garantir um processo seletivo justo e que atenda às necessidades de cada ente federativo.
O PL nº 2.258/2022 está atualmente sob análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal desde março.
O projeto de lei em análise no Senado Federal, conhecido como “PL dos Concursos”, propõe significativas mudanças nos processos seletivos para concursos públicos no Brasil.