Atualidades: você sabe o que, de fato, estudar para concursos? Essa é uma dúvida que acompanha muitos concurseiros, pois as questões costumam trazer algumas surpresas.
Afinal, o que pode cair e o que não tem a mínima chance? Será que há um padrão? O que é relevante para estudar? Por onde captar esses conteúdos?
Conheça algumas estratégias que vão ajudar você em seu processo de estudos!
Fique por dentro da dinâmica de cada prova
Muitos manuais de dicas sobre atualidades para concurso público indicam a leitura de jornais, revistas,, portais e acompanhamento de telejornais. No entanto, não basta você fazer isso se não houver um filtro.
Afinal, cada banca tem características e pode ser que na específica para a elaboração de seu certame tenha predisposição para aplicar tipos determinados de questões.
Escolha bem as matérias e os artigos de atualidades que você irá ler, sabendo mais ou menos qual poderia ser o foco da banca organizadora.
Tenha foco nas notícias relevantes
Não perca tempo lendo revistas inteiras, seções de esportes ou fofocas, ou então programas sensacionalistas, mesmo que se tratem de temas atuais. Pesque os assuntos mais relevantes para sobrar tempo para o que mais importa: estudar as demais disciplinas obrigatórias.
Assuntos indicados para você incluir no estudo de atualidades:
- Conflitos
- Guerras
- Política
- Eleições
- Legislação
- Ciência
- Decisões mundiais
- Economia
- Mudanças na sociedade
Não esqueça de acompanhar as notícias em fontes de confiança, que não tenham a fama de disseminar fake news e tragam conteúdos de credibilidade.
Você pode grifar partes que sejam mais importantes e também revisar quando achar necessário, para que esse conhecimento não se perca na memória.
Não estude atualidades todos os dias
Estudar para concurso público demanda um esforço tão intenso quando se trata das matérias contidas no Edital, que pode ser um erro se dedicar a atualidades todos os dias.
Apesar de muitos concurseiros colocarem em sua rotina diária a leitura de fatos e acompanhamento de telejornais ou programas de rádio, uma sugestão que se mostra mais eficaz é guardar um dia na semana para rever os assuntos.
Por exemplo: separe o domingo para conferir um compilado dos eventos mais marcantes, dividindo por “Brasil” e “Mundo”.
E então, como os seus estudos de atualidades estão?
Leia também – Concursos: 3 pontos que você não pode esquecer ao estudar