O concurso USP ( Universidade de São Paulo) foi suspenso temporariamente por meio da Justiça do estado. As oportunidades são para analista administrativo. Ao todo 60 vagas.
O motivo da suspensão é o fato do edital não trazer reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, como previsto em lei federal.
Suspensão do concurso USP
A juíza Luiza Barros Rozas Verotti, da 13ª Vara, por meio da Defensoria Pública de São Paulo, foi a responsável pela ação. Sobre o assunto, argumentou: “A interpretação teleológica se funda na necessidade de superar o racismo estrutural e institucional ainda existente na sociedade brasileira, e garantir a igualdade material entre os cidadãos, por meio da distribuição mais equitativa de bens sociais e da promoção do reconhecimento da população afrodescendente”
Luiza ainda declarou que a instituição foi notificada previamente, porém, não se manifestou em tempo hábil. As provas aconteceriam entre os meses de abril e maio. É importante deixar claro também que a suspensão também afeta os concursos para procurador e médico veterinário da USP, pelo mesmo motivo.
Banca fala da suspensão do concurso USP
A FUVEST é a banca do concurso USP e sobre a suspensão pronunciou da seguinte forma:
A FUVEST comunica que está temporariamente suspensa a realização dos concursos para o preenchimento de 79 vagas em diferentes campi para os cargos de Analista Administrativo, Médico Veterinário e Procurador da Universidade de São Paulo a pedido da Procuradoria Geral da USP em razão de decisão judicial.
Os candidatos e os interessados nos concursos afetados pela medida judicial devem aguardar a publicação de novas datas das etapas dos processos seletivos, bem como a informação a respeito da reabertura eventual das inscrições e/ou devolução em caso de taxas pagas, caso o candidato não possa realizar a prova nas novas datas a serem divulgadas”.
Reserva para PcD
A Universidade de São Paulo abriu um certame de 63 vagas para analista, para nível superior, área administrativa. A distribuição se deu da seguinte forma:
- Bauru: 2 vagas;
- Lorena: 2 vagas;
- Piracicaba: 3 vagas;
- Pirassununga: 2 vagas;
- Ribeirão Preto: 7 vagas;
- São Carlos: 6 vagas;
- São Paulo: 41 vagas.
Vale lembrar que os processos seletivos da universidade exigem que o candidato apresente a imunização completa contra a Covid-19, incluindo ao menos uma dose de reforço ou atestado médico que comprove a contraindicação à referida imunização.
A carga de horária é de 40 horas semanais e o salário inicial da carreira é de R$9.257,99. É importante destacar que as inscrições ficariam abertas de 31 de março a 14 de abril, pelo site da Fuvest , banca organizadora do concurso.
Já as provas objetivas e discursivas estavam marcadas para 7 de maio, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. Novas datas possivelmente serão anunciadas quando o edital for retomado.
Concursos previstos – esfera nacional
O concurso BBTS (BB Tecnologia e Serviços) avançou uma fase importante em prol da liberação do edital. Por meio da loteria “Lotofácil” foi realizado um sorteio para determinar a distribuição das vagas para candidatos pretos e pardos (PPP), com deficiência (PcD) e ampla concorrência (AC), assim como a localização em que serão ofertadas as oportunidades.
Confira a seguir as vagas de acordo com a localidade.
Vagas do concurso BBTS
Para o cargo de técnico de perfil de atendimento (PcD), as seguintes cidades foram contempladas: Balsas-MA, Chapecó-SC, Cornélio Procópio-PR, Guarapuava-PR, Mossoró-RN, Oeiras-PI, Rio de Janeiro-RJ, Sete Lagoas-MG e Sorocaba-SP, sendo uma vaga reservada à PcD (Pessoas com Deficiência) em cada local.
Para a função de Técnico Perfil Interno (vagas PcD), foi apresentado o seguinte resultado: Campinas-SP, Maceió-AL e São Luís-MA, sendo uma vaga reservada à PcD (Pessoas com Deficiência) em cada uma dessas localidades.
Já para a função de Técnico Perfil Interno (vagas PPP), foram registrados os seguintes municípios: Goiânia-Go, Natal-RN, Palma-TO e Teresina-PI, sendo uma vaga reservada à PPP (Pessoas Pretas e Pardas).
Para Ampla Concorrência (AC) serão ofertadas para as seguintes praças: Técnico Perfil Atendimento. Confira as cidades: Alegrete-RS, Araçatuba-SP, Araçuaí-MG, Arcoverde-PE, Bagé-RS, Barueri-SP, Bom Jesus da Lapa-BA, Campo Grande-MS, Campos dos Goytacazes-RJ, Canoinhas-SC, Caruaru-PE, Cataguazes-MG, Confresa-MT, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Dourados-MS, Fernandópolis-SP, Franca-SP, Goiânia-GO, Governador Valadares-MG, Guanambi-BA, Guaraí-TO, Irecê-BA, Jacobina-BA, Juiz de Fora-MG, Macapá-AP, Manaus-AM, Manhuaçu-MG, Mogi Mirim-SP, Nova Venécia-ES, Oriximiná-PA, Passo Fundo-RS, Patos-PB, Patos de Minas-MG, Porangatu-GO, Pouso Alegre-MG, Presidente Prudente-SP, Ribeirão Preto-SP, Rio Claro-SP, Rorainópolis-RO, Salvador-BA, Santos-SP, São José do Rio Preto-SP, São José dos Campos-SP, São Luís-MA, Serrinha-BA, Sinop-MT, Varginha-MG, Videira-SC, Volta Redonda-RJ e Xinguara-PA, sendo uma vaga reservada à Ampla Concorrência em cada uma dessas localidades.
Para Ampla Concorrência ( AC) no cargo de Técnico Perfil Interno são para as seguintes cidades Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cascavel-PR, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Governador Valadares-MG, Manaus-AM, Passo Fundo-RS, Piraí-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São José do Rio Preto-SP, São José dos Campos-SP, São Paulo-SP e Vitória-ES.
Ao todo são 97 oportunidades, divididas da seguinte forma: 31 vagas para candidatos PPP e PcD, sendo 24 para Técnico – Atendimento e 7 Técnico Interno, além de outras 66 oportunidades para Ampla Concorrência, sendo 51 para Técnico – Atendimento e 15 Técnico – Interno.
O concurso BBTS já tem banca organizadora. A FGV é a empresa responsável pela seleção.