O concurso TRF5 ( Tribunal Regional da 5ª Região), Pernambuco, avançou mais uma fase rumo ao edital. Isso porque, foi formada a comissão organizadora.
O grupo será responsável por viabilizar as etapas da seleção, assim como escolher a banca que vai receber as inscrições.
De acordo com o documento, a comissão será presidida pelo Juiz Federal Cláudio Kitner, a fim de coordenar a realização do Concurso Público.
Além disso, os servidores Luiz Eduardo Bandeira de Melo, Técnico Judiciário, Matrícula 1117 e Soraya Maria Portugal de Oliveira, Técnico Judiciário, Matrícula 375, como membros.
Vagas concurso TRF5
Foi informado no Diário Oficial, nesta quinta-feira, 23 de fevereiro sobre os cargos ofertados. Este certame será direcionado à carreira de técnico, na área de informática.
As oportunidades do concurso TRF5 serão para o provimento de cargo e formação de cadastro de reserva para Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Informática.
Outros concursos para tribunais
O concurso TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª região) para magistratura pode ter edital liberado a qualquer momento.
Isso porque, o órgão, que já tem comissão formada para o novo edital, confirmou que o grupo já vai realizar a primeira reunião.
O encontro está marcado para 28 de fevereiro e, tem como presidente, o desembargador federal Marcos Augusto de Souza.
Com isso, a comissão deve organizar os detalhes do certame, conversar sobre vagas, assim como detalhes do edital. Vale lembrar também que o grupo deve organizar as fases da seleção, assim como escolher a banca organizadora.
Mediante a necessidade e o desejo de realização de novo concurso, o edital não deve demorar para ser liberado. Diante disso, assim que for finalizado os trâmites, o documento será encaminhado para aprovação da Corte Especial Administrativa, que vai validar o cronograma.
Quando serão as provas do concurso TRF1?
Além de informações sobre reunião e debate em prol do concurso TRF1, o órgão ainda deixou claro sobre a realização das provas, estas, serão ainda em 2023.
A fase inicial vai contar com prova objetiva. Logo a seguir, as etapas subsequentes são:
- Inscrição definitiva;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico;
- Prova oral; e
- Avaliação de títulos.
É importante mencionar que as datas ainda não foram confirmadas, contudo, deverão ser liberadas após a finalização do cronograma ou próximo da divulgação do edital.
O certame também já conta com banca organizadora, a FGV, Fundação Getulio Vargas, será a empresa responsável, inclusive, o contrato já foi divulgado no Diário Oficial. A assinatura aconteceu no dia 1º de dezembro e a vigência do contrato será até janeiro de 2025, ou seja, praticamente dois anos. A oferta de vagas ainda não foi revelada.
As vagas serão para o cargo e juiz. Sendo assim, o candidato precisa comprovar os seguintes requisitos:
- Graduação em Direito, há pelo menos três anos;
- Também é preciso comprovar três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.
Como foi o último concurso TRF1?
O último edital foi realizado em 2015. Na ocasião, os aprovados receberam remuneração compatível a R$23.997. A prova objetiva contou com 100 questões e os candidatos foram submetidos às diversas fases.
Entre as disciplinas cobradas foram: Direito Constitucional; Administrativo; Penal; Processual Penal; Civil; Processual Civil; Previdenciário; Financeiro e Tributário; Ambiental; Internacional Público e Privado; Empresarial; e Econômico e de Proteção ao Consumidor.
Outros certames TRF
O concurso TRF2 ( Tribunal Regional Federal da 2ª região) anuncia que o edital pode sair a qualquer momento.
Isso porque, o órgão avançou mais etapa e escolheu a comissão organizadora. O grupo será responsável por estabelecer a banca e acompanhar o andamento da seleção.
Por sua vez, a banca vai ser responsável por receber as inscrições e as etapas do concurso. Vale lembrar que as oportunidades serão para nível médio e superior.
As informações foram anunciadas na última sexta-feira, 10 de fevereiro. Confira os nomes escolhidos:
- Desembargador federal Mauro Souza Marques da Costa Braga – presidente da comissão;
- Juiz federal Fábio Cesar dos Santos Oliveira;
- Cristiane de Paula Titoneli Freitas Pinheiro – assessora de juiz da vice-presidência;
- Daniel Valiante de Rezende – diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas;
- Vera Lúcia de Castro Nunes – assessora técnica de Gestão de Pessoas;
- Ana Cristina Lana Pires e Albuquerque – Coordenadoria de Legislação de Pessoal; e
- Ana Lúcia Mata Virgem Tavares – Subsecretaria de Contratações e Material, da estrutura da Secretaria Geral da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.
Quando deve sair o próximo edital?
O outro edital deve sair no final do primeiro semestre ou nos meses iniciais, entre junho a setembro. Isso porque, o órgão ainda tem um certame dentro do prazo de validade.
Contudo, a presença da comissão já agiliza o edital e determina o desejo de se realizar novas contratações em breve.