O concurso TRF 1 Juiz ( Tribunal Regional Federal 1ª Região) avançou mais uma fase rumo ao edital. Mediante os trâmites, tudo indica que o documento não vai demorar a sair.
Isso porque, foi anunciado nesta terça-feira, 06 de dezembro, a banca que vai comandar o certame. A escolhida foi a FGV – Fundação Getulio Vargas. As informações constam no Diário Oficial da União – DOU.
Com isso, a empresa contratada vai prestar serviços técnicos especializados de organização, além do planejamento direto e realização da primeira etapa. É bom destacar que o apoio logístico para aplicação da segunda etapa também é função da banca.
O TRF1 tem área de atuação nos seguintes municípios:
- Distrito Federal;
- Acre;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Piauí;
- Rondônia;
- Roraima; e
- Tocantins.
Vaga concurso TRF 1 Juiz
É importante lembrar que mais detalhes sobre a vaga, assim como quantitativo ainda não foi divulgado.
Porém, é bom destacar que os requisitos básicos do cargo é ter diploma de nível superior em direito, além de comprovar atividade jurídica pelo prazo mínimo de três anos. Entre as atividades aceitas como comprovação estão:
- Atividade exercida com exclusividade por bacharel em Direito.
- Exercício da advocacia, com participação anual mínima de 5 atos privativos de advogado em causas ou questões distintas.
- Exercício de cargos, empregos e funções (inclusive magistério) que exigem o uso preponderante de conhecimento jurídico.
- Exercício da função de conciliador junto ao Poder Judiciário por no mínimo 16 horas mensais e durante 1 ano.
Exercício de mediação ou de arbitragem na composição de litígios (16 horas, 1 ano)
Os salários iniciais dos aprovados serão em torno de R$ 32.004,65. O concurso TRF 1 Juiz geralmente conta com diversas fases.
Além das provas objetivas, os candidatos são submetidos às outras fases, como por exemplo: duas provas escritas, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e análise de títulos.
Como foi o último edital?
O último concurso TRF 1 Juiz aconteceu em 2015 e houve a oferta de 155 vagas. A prova objetiva teve 5 horas de duração e 100 questões que foram divididas pelos seguintes blocos:
- Bloco I – 40 questões sobre direito constitucional, direito previdenciário, direito penal, direito processual penal, direito econômico e direito de proteção ao consumidor;
- Bloco II – 30 questões sobre direito civil, direito processual civil, direito empresarial e direito financeiro e tributário; e
- Bloco III – 30 questões sobre direito administrativo, direito ambiental e direito internacional público e privado.
A prova escrita foi dividida em 2 provas, sendo que a primeira foram 2 questões dissertativas e a segunda contou com duas sentenças, uma cível e outra criminal. Todo este segundo processo aconteceu em 2 dias.
A etapa totalizou 10 pontos e para passar para próxima fase o candidato deveria ter ao menos 60% de desempenho. A prova oral teve prazo de avaliação de 15 minutos e para ser aprovado era preciso atingir o mínimo de 06 pontos. Já a prova de títulos foi atribuída nota máxima de 10 pontos.