Concurso TRE será unificado? Confira
Saiba mais detalhes sobre este futuro processo seletivo
Hoje nós falaremos se o concurso TRE será unificado. Inicialmente, além de todas as mudanças governamentais que estão acontecendo desde o começo deste ano, os concursos públicos disponibilizados pelo TRE também passarão por algumas modificações.
Com isso, os certames do TSE e do TRE podem ser feitos de forma unificada. Portanto, o que dará aos candidatos de todas as regiões do Brasil um número muito mais expressivo de vagas. E consequentemente, mais chances de conseguir um emprego nos tribunais.
Buscando ajudar você a entender melhor como funcionará essa unificação dos concursos, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos necessários sobre este processo seletivo bastante concorrido.
O que é o concurso do Tribunal Superior Eleitoral unificado em 2023?
Como todos sabem, de tempos em tempos o TSE realiza concursos públicos a fim de renovar a frota de funcionários. Além disso, tem o objetivo de conseguir pessoas capacitadas para exercerem as funções propostas pelo tribunal.
No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou recentemente que está passando por algumas modificações nos certames previstos para 2023. Então, uma delas acarretará na unificação dos concursos públicos deste ano para cargos no TSE e TRE.
Com isso, as chances de se conseguir uma vaga nos tribunais ficou maior. Visto que, com essa unificação, o edital do concurso do Tribunal Superior Eleitoral também disponibilizará vagas para o Tribunal Regional Eleitoral. Logo, o que se espera é que muitas regiões poderão ser incluídas com essas mudanças.
Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual, o PLOA, que é o órgão governamental responsável por organizar e distribuir as vagas nos setores públicos, neste ano serão disponibilizadas 515 vagas para a Justiça Eleitoral do Brasil. Sendo que em sua distribuição, cerca de 505 serão destinadas para o provimento.
Isto é, para a posse de cargos já existentes e disponíveis. Enquanto, 10 vagas estarão disponíveis para a criação de novos cargos.
Em quais Estados acontecerá a unificação do concurso do TSE e do TRE?
Com essa mudança no concurso do Tribunal Superior Eleitoral, muitos estados de todas as regiões do Brasil já manifestaram interesse em participar da unificação dos certames.
Veja abaixo a lista completa dos estados que têm interesse em aderir a unificação dos concursos TSE e TRE caso ocorra a conclusão:
- Tocantins;
- Acre;
- Amazonas;
- Roraima;
- Amapá;
- Piauí;
- Sergipe;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Alagoas;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Paraná.
Já nos demais estados, a situação dos concursos se encontra sem validade, homologada, vigente ou com a vigência prorrogada, ou sem previsão de novas aberturas de editais.
Quais são os cargos disponíveis pelo concurso unificado TRE 2023?
Os editais que estarão disponíveis por todos os estados que manifestaram interesse na unificação dos concursos do TRE e TSE, caso ela aconteça, terão as vagas distribuídas entre 2 cargos: Analista e Técnico Judiciário.
Para realizar a inscrição e competir por esses cargos, o edital exige um nível de escolaridade mínimo, de ensino médio e superior.
Além disso, o concurseiro interessado em uma dessas vagas, precisa se preparar com antecedência. Isso inclui tanto os estudos dos assuntos que serão abordados na avaliação, quanto com a documentação necessária para não correr o risco de ser desclassificado.
Quais são os valores de salário disponibilizados pelo concurso unificado TRE 2023?
Quando falamos em concurso público, logo vem a pergunta: qual é o valor do salário disponibilizado, não é verdade?
As vagas de emprego destinadas ao setor público através de concursos seletivos geralmente são conhecidas pela estabilidade. Além disso, ainda incluem a oportunidade de crescimento na carreira e ter os valores salariais muito vantajosos.
Com o concurso unificado do TRE não é diferente. Por exemplo, a previsão é que o salário inicial pode variar entre R$7.591,37 a R$12.455,30. Todavia, isso dependerá do cargo apossado e do nível de escolaridade do candidato.
Por isso, vale a pena investir nos estudos e ficar de olhos abertos nos editais de concursos. Afinal de contas, eles são uma oportunidade e tanto de melhorar de vida e realizar os sonhos.
Agora que você já sabe se o concurso do TRE será unificado e como ele vai funcionar, é só se atentar as próximas notícias para não perder nenhuma oportunidade de se inscrever. Desse modo, faça a preparação necessária para a prova por meio dos estudos. E quem sabe, você possa garantir um emprego melhor no setor público em 2023.