Após possíveis mudanças sobre readequação de servidores, o concurso TJ MT ( Tribunal da Justiça do Mato Grosso) pode ser liberado a qualquer momento.
De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em virtude dos servidores estarem ocupando cargos fora da carreira, o que torna o ato contra a Constituição Federal, aumenta ainda mais a necessidade de novas contratações.
Sendo assim, o conselho pede que os cargos em questão, nesta readequação, sejam preenchidos por servidores em situação efetiva – ou seja, por meio de concurso.
Apesar de que não há uma data exata sobre a liberação do edital, devido a urgência dos servidores, o concurso pode ser liberado logo.
Expectativa do novo concurso TJ MT
A espera e anúncio aconteceu desde junho de 2022. Na ocasião, a ex-presidente do órgão, Maria Helena Gargaglione Póvoas foi questionada sobre data para o edital. Em resposta, disse: “Sim… o mais breve possível.”
Apesar da necessidade de novos servidores e recomposição do quadro de profissionais, o novo edital ainda nao tem comissão organizadora nem banca. Porém, devido a retomada de tratativas sobre as vagas, principalmente no que se refere ao CNJ, o edital pode avançar mais uma fase.
Quando foi o último concurso para servidores
O último edital para servidores aconteceu em 2015 e as oportunidades foram para técnico e analista, além de distribuidor, contador e partidor. As chances eram para quem tem os níveis médio e superior.
A UFMT foi a banca responsável pelo certame. Os candidatos foram submetidos às provas objetivas e discursivas, ambas com caráter eliminatório e classificatório e as provas divididas por conhecimentos gerais e específicos.
Último edital para juízes
O último concurso TJ MT voltado para juízes aconteceu em 2018 e as remunerações iniciais ultrapassaram R$ 23 mil. Nesta ocasião, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) foi responsável pela seleção.
Ter mais de 25 anos de idade e até 65 anos, na data da inscrição definitiva; ser bacharel em Direito, há, no mínimo, três anos; e três anos de atividade jurídica, a partir da obtenção do diploma, até a data da inscrição definitiva na seleção foram alguns dos requisitos necessário para realização das inscrições.