O concurso SEED PR (Secretaria de Educação do Paraná) anuncia que o edital pode sair a qualquer momento. Uma das etapas mais importantes do certame foi finalizada.
A banca escolhida para comandar a seleção foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A empresa será responsável por receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas.
A dispensa de licitação foi publicada nesta terça-feira, 28 de fevereiro, por meio do Diário Oficial. Sendo assim, a próxima etapa será a formalização do contrato entre as partes. Com o documento assinado, o edital poderá ser publicado nos próximos dias.
Espera-se que sejam publicadas 1.256 vagas para o cargo de professor, sendo 1.109 para as disciplinas da matriz curricular e 147 para o professor pedagogo do Quadro Próprio do Magistério (QPM).
Quando aconteceu o último concurso SEED PR?
O último edital foi liberado há dez anos. Na época, foram ofertadas 13.771 vagas nos cargos de professor e pedagogo, ambos de nível superior. As oportunidades foram redirecionadas aos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE’s).
Neste certame, as vagas para professor foram ofertadas para as seguintes áreas:
- Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
Na ocasião, os ganhos iniciais eram de R$1.348,94. O valor era composto pelo vencimento básico de R$1.044,94 mais o vale-transporte de R$304.
Como foi o concurso SEED PR anterior?
A banca responsável foi a PUC, por sua vez, o certame contou com cinco etapas. Além da objetiva, os candidatos realizaram as seguintes fases: redação dissertativo-argumentativa; prova didática; avaliação de títulos; e análise médica.
A fase objetiva contou com 40 questões para as seguintes matérias:
- Fundamentos da Educação;
- Conhecimento Comum; e
- Conhecimentos Específicos.
A fase didática contou com prova discursiva em que os candidatos deveria ministrar uma aula de 2o minutos na área escolhia anteriormente.
Outros certames previstos
Com déficit considerável do número de garis, o concurso Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro) pode ser anunciado a qualquer momento.
De acordo com o Decreto 52.024/2023, que dispõe sobre a estrutura organizacional da empresa, a Gerência de Captação e Avaliação será quem vai organizar os trâmites referentes aos novos editais.
Funções da Gerência
Confira a seguir a lista de atribuições:
- Prever e planejar o provimento de pessoas para atender às necessidades da Companhia, definindo planos de recrutamento e seleção, recursos e cronograma de execução;
- Definir o perfil funcional de cargos/funções atuais e futuros;
- Preparar, aprovar e publicar editais de concurso, observando a legislação e regulamentação em vigor;
- Contratar pessoas mediante os critérios, normas, regulamentos, legislação vigente, procedendo aos devidos registros e promovendo as assinaturas de termos, contratos e convênios;
- Acompanhar o desempenho funcional do empregado, em situações específicas e especiais;
- Administrar a avaliação de desempenho individual.
O município do Rio de Janeiro já conta com preparativos para diversas áreas como Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação e Guarda Municipal. Entretanto, ainda não há prazo para realização do concurso Comlurb.
Presidente aponta déficit
Flávio Lopes, presidente da empresa, anuncia que atualmente o órgão apresenta 14 mil garis. Porém, muitos profissionais efetivos buscam se aposentar.
Durante o período eleitoral, o então candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, mencionou que a reposição de garis e outros servidores públicos seria tratada durante seu governo. Além de nível fundamental, os interessados devem apresentar certificado de até o 5º ano (antiga 4ª série primária).
Os ganhos iniciais são de 2,7 mil. Além disso, o concurso é constituído por provas objetivas e teste de aptidão física (TAF).
Concurso Comlurb pode ofertar mil vagas
O pedido de um novo edital foi realizado em 2021, porém, em virtude da pandemia, o certame não foi tirado do papel.
Sobre o assunto, o presidente Flávio Lopes disse: “Então a gente está começando a fazer essas contas. Pode ser que a gente não precise de tanta gente para varrição. Pode ser que eu precise de mais gente para coleta, porque o número de pessoas trabalhando em home office está maior do que a gente tinha”.
Flávio ainda fez questão de pontuar que pode ser que o órgão precise de mais de mil vagas. “A gente tem uma ideia de que a Comlurb possa começar a pegar operações ou prestar serviço em coisas que ela não faz hoje em dia. Por exemplo: limpeza de hospitais. Porque não posso vender serviços para hospitais não só no município, mas também para o Estado? A gente faz limpeza de escola“.