Concurso Receita Federal: O que estudar e como se preparar - Notícias Concursos

Concurso Receita Federal: O que estudar e como se preparar

A Receita Federal confirmou o envio de um requerimento ao Ministério da Economia para que se autorize um novo concurso. O intuito é preencher nada menos que 3.360 vagas referente a cargos de variadas áreas.

De acordo com o órgão, o pedido para o Concurso Receita Federal 2021 ocorreu até 31 de maio, prazo estipulado pela pasta anteriormente. Segundo a instituição, o certame deve considerar recursos previstos no orçamento federal de 2021.

A saber, poderão se inscrever os candidatos que tem formação em nível médio e superior. Para se ter uma ideia, o cargo de Analista concurso Receita Federal 2021 tem remuneração inicial de R$ 11.684,39. Já para o cargo de Auditor tem remuneração inicial que chega a até R$ 21.029,09.

Organize um cronograma de estudos para o concurso Receita Federal

Primeiramente, antes de mais nada, prepare-se para a sua rotina de estudos para o concurso Receita Federal. Afinal, como qualquer outro certame, este exige matérias determinadas e você precisa se inteirar sobre elas.

Para nível médio

Monte o seu cronograma de estudos levando em consideração as disciplinas solicitadas no edital. De acordo com o último concurso realizado as seguintes matérias constavam no documento para os cargos de nível médio:

Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos.

Para nível superior:

Já as matérias cobradas nas provas para os cargos de nível superior, ocorridas em 2014, pediam conhecimentos em:

Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Administração Geral e Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Auditoria, Contabilidade Geral e Avançada, Legislação Tributária e Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.

Especificamente no caso do concurso para cargo de Analista da Receita Federal, deve-se incluir nos estudos questões de Informática (área de Informática).

Não espere a divulgação do edital

Um erro cometido por muitos concurseiros é só começar a estudar após a divulgação do edital. O ideal mesmo é antecipar a preparação para aumentar as chances de sair na frente na disputa por uma vaga.

Afinal, o concurso da Receita Federal é super concorrido e garantir meses a mais de estudo pode beneficiar bastante a busca pela aprovação.

Estude questões da banca organizadora

Logo após montar um cronograma de estudos baseando-se nas matérias mais prováveis, inclua nesse calendário o estudo por questões.

Há concurseiros que preferem estudar somente pela resolução das questões. Entretanto, o ideal é que você mescle o aprendizado teórico das matérias com essa atividade.

Leve em consideração as questões da banca organizadora, informação que você conhecerá assim que o edital sair. Isso vai te dar mais confiança na hora da prova. Afinal, já saberá em como é o estilo das questões de tal banca, o formato convencional, se há muitas ou poucas pegadinhas, enfim, tudo o que se refere.

A saber, ainda não teve definição da banca do próximo certame.

Tem o intuito de prestar esse concurso? Então conheça mais informações sobre esse possível novo concurso da Receita Federal clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?