Se você é um concurseiro de plantão, já deve ter se deparado com algum edital de concurso público municipal.
Voltado para a atuação nas cidades brasileiras, esse modelo de certame é recorrente em diversos setores, afinal, também necessita de servidores. Entretanto, oferece salários menores, que são proporcionais aos recursos disponíveis.
Apesar de haver sempre demanda, será que se dedicar aos estudos para um concurso público municipal vale a pena?
Há quem se pergunte se não será um tempo de preparação perdido, principalmente por conta da remuneração menor. Vamos discorrer sobre alguns prós e contras.
Há vantagens em prestar concurso público municipal?
Bom, para início de conversa, estudar nunca é desvantajoso. No entanto, seus estudos devem seguir uma linha de raciocínio para trazer resultados satisfatórios.
São muitos os editais que são publicados mês a mês. Então certamente você deve achar alguns que se encaixam em seu perfil e na sua meta. Aliás, qual é a sua meta dentro do serviço público?
Você tem formação técnica ou superior e quer atuar em sua área? Escolheu alguma carreira pública? É importante saber disso para estudar de forma criteriosa.
Traçando os seus objetivos, você já pode começar a estudar e prestar concursos diversos. E por que não um concurso público municipal?
Em sua cidade pode abrir um edital que não pague tão bem quanto você gostaria, mas ainda está dentro do âmbito com o qual você sonha trabalhar. Então, se houver a oportunidade prestá-lo, é bacana dar uma chance. Caso você passe, já está inserido no cargo público, com estabilidade e pelo menos saiu do zero.
Aproveite para continuar estudando
A dica, segundo concurseiros experientes, é aproveitar o ingresso no serviço público, mesmo que em um cargo de menor proporção, em órgão municipal, com menor remuneração e menos benefícios para continuar estudando.
Por exemplo: você é aprovado em um concurso público municipal para ganhar 1.000 reais. É um salário baixo, porém, pense que já é alguma coisa que pode manter você enquanto estuda para certames maiores e que pagam melhor.
É uma sugestão principalmente para quem está muito tempo desempregado e já não se vê trabalhando na iniciativa privada.
Possível desvantagem no concurso público municipal
Como já expusemos por aqui, uma característica dos concursos municipais é a remuneração menor do que os que são de esferas estaduais e federais.
E em algumas cidades é comum que ocorram nivelações de salários bem discrepantes em relação aos níveis de formação.
Por exemplo: vagas de nível médio ou até fundamental com ganhos equivalentes às vagas de nível superior. Isso pode ser algo desmotivador para quem possui nível superior.
Mas se você está desempregado, não possui nenhum emprego privado em vista, pode valer a pena prestar, sim. Caso passe, pode continuar estudando para concursos maiores.
E você, o que acha dos concursos municipais? São ou não uma boa para a carreira pública?