O concurso Polícia Penal é uma oportunidade para quem deseja entrar na carreira de Segurança Pública. As vagas estão distribuídas para todo o país.
Veja a seguir a lista com 7 novos editais, assim como detalhes sobre inscrições, requisitos e muito mais! Acompanhe
Concurso Polícia Penal
Confira as oportunidades ao redor do país
Concurso Polícia Penal GO
Mais informações do concurso Polícia Penal GO ( Goiás) foram anunciadas recentemente. Os esclarecimentos vieram do secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, que afirmou sobre trâmites do novo edital.
O chefe da pasta deixou claro, em entrevista, que as tratativas do novo certame serão iniciadas ainda em 2023. Porém, já adiantou que o procedimento deve demorar, levando em conta que o prazo estabelecido é de 09 meses até um ano. “Estaremos tratando ao longo deste próximo mês um concurso para a Polícia Penal (…) vamos entrar em tratativa para que no ano que vem ele possa estar avançando”, afirmou o secretário.
Contudo, havia uma expectativa de que o edital fosse liberado ainda este ano. Segundo cronograma anterior, o CFPP (Curso de Formação de policial penal) estava previsto para acontecer entre os meses de outubro a dezembro, porém, devido aos esclarecimentos do secretário, os novos prazos serão atrasados.
Espera-se cerca de 700 vagas e as remunerações atuais da carreira são de R$ 5.388,20, referente ao padrão I da 3ª classe, podendo chegar a R$ 13.245,65. O candidato precisa comprovar nível superior de escolaridade.
Concurso Polícia Penal CE
O concurso Polícia Penal CE ( Ceará) anuncia que o próximo edital terá 800 oportunidades. Vale lembrar que desse quantitativo, 250 vagas são para provimento imediato e o restante para formação de cadastro reserva.
Apesar da expectativa de liberação do edital, o documento só será publicado após a escolha da banca. A empresa também será encarregada de receber as inscrições e viabilizar as etapas do certame.
A idade limite para o ingresso na Polícia Penal foi alterada e passa a valer para 34 anos, 11 meses e 29 dias.
Concurso Polícia Penal SP
Ao todo serão 1.100 vagas e foi afirmado que o processo de escolha da banca está em andamento. Sobre o prazo do edital, as autoridades disseram: “Estamos na fase de contratação da empresa que realizará o concurso. A ideia é publicar o edital no primeiro semestre de 2023. A prova objetiva acontece em torno de 70 dias após a publicação do edital”
Vale lembrar que além da etapa objetiva, o certame vai conter mais 3 fases, sendo elas:
- Prova de condicionamento físico;
- Prova de aptidão psicológica;
- Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada.
De acordo com diretora técnica na Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP SP), Daniela Marinho, foi afirmado que serão cobradas questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. “A prova física terá a mesma estrutura dos concursos anteriores”
Concurso Polícia Penal PE
O projeto de lei complementar nº 3673/2022, que aumenta o número de servidores efetivos da Polícia Penal de Pernambuco foi aprovado.
Com isso, totalizou 4 mil cargos, já que com o documento ampliou-se 2 mil vagas. O último edital foi liberado em 2022 e na ocasião o concurso contou com 200 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva. A Cebraspe foi a banca organizadora.
Concurso Sejus ES
O concurso Sejus ES (Secretaria de Estado de Justiça do Espírito Santo) terá prioridade em 2023. As informações são do novo secretário de Justiça do Espírito Santo, André Garcia.
Segundo André ao todo são 600 vagas para inspetores penitenciários (policiais penais) e o edital está previsto há cerca de dois anos.
Apesar de não haver ainda definição oficial, a IBADE deve ser a banca responsável pela seleção. Segundo o projeto básico, espelho do edital, os candidatos serão avaliados mediante essas etapas:
- Prova objetiva e redação;
- Exame de aptidão física;
- Exame psicotécnico;
- Exame de saúde;
- Investigação social;
- Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros;
- Curso básico de formação penitenciária, de caráter classificatório e eliminatório.
Concurso Polícia Penal RJ
Para realizar o concurso é preciso uma análise prévia. Sendo assim, os dados estão sendo avaliados e, caso o quantitativo de cargos vagos seja igual ou superior a 35%, o edital será anunciado.
Contudo, é importante mencionar que o secretário estadual de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, afirmou que há um déficit de cerca de 2.700 agentes, além dos servidores que irão se aposentar ao longo do ano. Assim, é crescente a necessidade por novos servidores. A entrevista foi do início de 2022.
O último certame aconteceu em 2012 e na ocasião os candidatos comprovaram nível médio completo. Ao todo foram 800 vagas.
Concurso Polícia Penal AC
O concurso Polícia Penal AC ( Acre) avançou mais uma fase rumo ao edital, o que o torna iminente, isto é, podendo ser liberado a qualquer momento.
De acordo com segunda dispensa de licitação, serão ofertadas oportunidades para nível médio e superior. Com a decisão do governador, Gladson Cameli, ao todo serão 260 vagas. “Vamos lançar o edital de concurso para a polícia penal, com 260 vagas, medida que também contribuirá para que possamos melhorar a estrutura penitenciária do estado”.