Saiu o edital de concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Sul (Concurso Brigada Militar PM RS 2017). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 30 de outubro, serão oferecidas nada menos que 4.100 vagas de Praça de Polícia Ostensiva – Soldado de 1ª Classe – QPM-1 – carreira de nível médio. A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec tem a responsabilidade do certame.
O governador do estado, Ivo Sartori, falou sobre a abertura do certame. “O crime migra de um local para outro e vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul. A nossa obrigação é honrar nossos compromissos e com este reforço, vamos atender demandas de todas as regiões do estado”, disse Sartori. Ainda de acordo com o governador, o concurso da Brigada Militar Polícia Militar/RS 2017 será possível a partir da abertura de margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como por exemplo, o Projeto de Lei Complementar 243/16.
Requisitos, salários e atribuições de Soldado do Concurso Brigada Militar PM RS 2017
Além do nível médio, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos de idade, até o último dia da inscrição para o Concurso. Além disso, são requisitos: possuir a altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino; ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir dentro do prazo de validade, que lhe permita conduzir veículo automotor durante o Curso de Formação Básica Policial Militar, classificada no mínimo na Categoria “B”, até o dia previsto em Edital para a entrega da documentação quando formalizada a Posse/Inclusão na Brigada Militar.
O salário de Soldado da Brigada Militar equivale ao valor de R$ 3.760,54 (três mil setecentos e sessenta reais e cinqüenta e quatro centavos), e demais vantagens, com jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, exceto no período em que estiver no Curso Básico de Formação Policial Militar, no qual a jornada será de acordo com o Currículo de Ensino e Regimento Interno das Escolas. Durante o Curso que lhe dará a Qualificação Policial Militar (QPM), o Soldado de 1ª Classe poderá ficar alojado, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento Interno das Escolas de Formação e outras normas da Brigada Militar.
São atribuições do cargo de Militar Estadual na graduação de Soldado de 1ª Classe – Carreira de Nível Médio, entre outras previstas em Lei, executar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.
Inscrição Concurso Brigada Militar PM RS 2017
As inscrições do concurso Brigada Militar PM RS 2017 serão realizadas entre 31 de outubro e 20 de novembro de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (www.fundatec.org.br). A taxa de inscrição custará R$80,00. O pagamento poderá ser feito até 21 de novembro de 2017.
Etapas do Concurso Brigada Militar PM RS 2017
O concurso será composto de 04 (quatro) fases:
1ª Fase – Exame Intelectual;
2ª Fase – Exame de Saúde;
3ª Fase – Exame de Capacitação Física;
4ª Fase – Exame Psicológico, composto por duas etapas obrigatórias:
1ª Etapa – Testagem Coletiva;
2ª Etapa – Entrevista Individual.
Provas do Concurso Brigada Militar PM RS 2017
As provas do concurso Brigada Militar PM RS 2017 serão aplicadas no dia 17 de dezembro de 2017, nas cidades de Porto Alegre e/ou Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo, na data, horário e local a serem divulgados através de Edital ou Aviso, publicado no Diário Oficial do Estado, no prazo mínimo de 08 (oito) dias de antecedência da data da prova.
A prova será de de caráter classificatório e eliminatório, com 50 (cinqüenta) questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Direitos Humanos e Cidadania (05), Legislação Específica (10), Conhecimentos Gerais (10) e Informática (05). Cada questão terá valor de 2,0 pontos.
Serão considerados aprovados nesta Fase os candidatos que obtiverem, no mínimo, pontuação igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos no somatório das matérias e no mínimo 01 (um) acerto em cada uma. Os candidatos que não atingirem esta pontuação estarão automaticamente eliminados do Concurso.
Convocações do Concurso Brigada Militar PM RS 2017
A 1ª Fase – Exame Intelectual é de caráter classificatório e eliminatório, as demais Fases são de caráter eliminatório.
Para a 2ª Fase – Exame de Saúde serão convocados os candidatos aprovados na 1ª Fase – Exame Intelectual até a classificação 8.000 (oito mil), considerando os critérios de desempate definidos no item 8.1.2.4 e respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.
Caso não se obtenha os quantitativos referentes à reserva de vagas para negros e pardos, serão chamados candidatos da lista geral para compor o total de 8.000 (oito mil) primeiros candidatos.
Para a 3ª Fase – Exame de Capacitação Física serão convocados os candidatos APTOS na 2ª Fase – Exame de Saúde.
Para a 4ª Fase – Exame Psicológico serão convocados os primeiros 6.500 (seis mil e quinhentos) candidatos considerados APTOS na 3ª Fase – Exame de Capacitação Física. Será respeitado o percentual de reserva de vagas para negros e pardos.
Caso não se obtenha os quantitativos referentes à reserva de vagas para negros e pardos, serão chamados candidatos da lista geral para compor o total de 6.500 (seis mil e quinhentos) primeiros candidatos.
Edital completo – Em breve aqui
Sobre o Teste de Aptidão Física – TAF do Concurso da Brigada Militar PM RS
EXERCÍCIO ABDOMINAL
Posição inicial: Ao comando de “EM POSIÇÃO”, dado pelo Examinador, o executante tomará a posição deitada em decúbito dorsal, pernas unidas e flexionadas, apoiadas e fixadas com os braços estendidos acima da cabeça, tocando o solo.
Execução: Ao comando de “COMEÇAR”, o executante flexionará as articulações do quadril e ombro simultaneamente, elevando o tronco em direção às pernas, passando os braços lateral e externamente pelas pernas. Em seguida, voltará à posição inicial, completando desta forma uma repetição. Realizar, nestas condições, o maior número possível de repetições no tempo de 60 (sessenta) segundos.
Para ser considerado APTO, o candidato do sexo masculino deverá realizar, no mínimo, 35 (trinta e cinco) repetições em 60 segundos e, do sexo feminino, no mínimo, 30 (trinta) repetições em 60 segundos.
EXERCÍCIO DE FLEXÃO NA BARRA
Para candidatos do sexo masculino – Posição inicial: Ao comando de “EM POSIÇÃO”, dado pelo Examinador, o executante empunhará a barra com as palmas das mãos voltadas para fora (pronado), mantendo os braços completamente estendidos, corpo na posição vertical e perdendo o contato dos pés com o solo.
Execução: Ao comando de “COMEÇAR”, o executante flexionará simultaneamente os braços até ultrapassar com o queixo a parte superior da barra. Em seguida voltará a posição inicial pela extensão completa dos braços. Considerações Gerais: O corpo deve permanecer na posição vertical durante o exercício. Devem ser realizados nestas condições, o maior número possível de flexões. Para ser considerado APTO o candidato deverá realizar, no mínimo, 03 (três) flexões.
EXERCÍCIO DE APOIO
Para candidatas do sexo feminino: Posição inicial: em posição de quatro apoios (mãos e joelhos paralelos entre si); palmas das mãos apoiadas no solo, com braços estendidos, suspendendo o corpo ereto, musculatura dos glúteos e abdominais em contração isométrica, mantendo um alinhamento dos joelhos ao tronco. Para ser considerada APTA a candidata deverá realizar, no mínimo, 10 (dez) repetições.
EXERCÍCIO DE CORRIDA
Exercício de corrida para pista de atletismo durante o tempo de 12 (doze) minutos, procurando atingir, neste tempo, a maior distância.
Último Concurso da Brigada Militar PM RS
O último concurso da corporação aconteceu em 2014, quando contou com 1.600 vagas para o cargo de Soldado. Na época, os concurso foi composto por exame intelectual (prova objetiva), exames de saúde, capacitação física, psicológico e curso de formação.
A prova objetiva contou com 50 questões, totalizando 100 pontos, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos deviam atingir pelo menos 50 pontos para serem aprovados, e, no mínimo, um acerto em cada matéria.