O governador do estado do Tocantins, Wanderley Barbosa, anunciou a autorização para um novo concurso PM TO.
O anúncio foi realizado em cerimônia solene durante a formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), realizada na última quinta-feira, 19 de janeiro.
O governador aproveitou o momento do anúncio para já assinar os atos.
A previsão é que sejam ofertadas 650 vagas, sendo que desse total, 600 vagas são para o cargo de praças, ou seja, soldados e outras 50 vagas para o cargo de oficial.
Para o governador, esse novo concurso é uma forma de suprir o déficit de policiais que vão para a reserva.
“Abrimos um novo concurso e vamos analisar juridicamente se temos condições de chamar o cadastro de reserva do atual concurso”, disse o governador.
“Nós vamos levar mais policiais com viaturas, armamento e equipamentos de segurança para proteger a população do nosso Estado”, completou o governador.
Ainda não há data prevista para publicação do edital, mas a expectativa do governo é que ele seja lançado ainda neste ano de 2023.
O último concurso realizado pela PM TO foi no ano de 2020. Na ocasião, foram ofertadas 1025 vagas para diferentes cargos voltados para área da saúde da corporação.
O quadro de vagas do último concurso trazia as oportunidades distribuídas da seguinte maneira:
O Cebraspe foi a banca escolhida para ser a responsável pelo concurso. O certame contou com a realização de prova escrita, além de:
O concurso exigiu dos candidatos nível médio, além de idade entre 18 a 32 anos e altura mínima de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”.
O salário inicial oferecido pela PM-TO é de R$ 3.330,90, após o término do curso de formação. Durante o período de formação, o subsídio do Aluno Soldado é de R$ 1.665,50, conforme previsto em lei.
Contudo, esses eram os valores vigentes para o último concurso. Para o novo edital, a remuneração pode sofrer alterações.