A Polícia Militar do Tocantins vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM-TO 2021) para o preenchimento de vagas na carreira de Oficiais. A confirmação veio por meio do governador do Estado, Mauro Carlesse, que autorizou o novo certame para o preenchimento de 30 vagas de oficiais.
O anúncio do edital de concurso PM-TO foi dado pelo próprio Governo local. Na ocasião, o governo chegou a fazer um registro da assinatura do governador. A comissão organizadora já foi definida.
O edital será para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).
“Temos feito uma gestão com planejamento, responsabilidade e eficiência para recuperar as finanças do nosso Estado e melhorar a vida do povo tocantinense. E isso nos possibilita, agora, dar um suporte maior para a nossa honrosa Polícia Militar, que tanto prezo, fazendo com que ela siga sendo a melhor Polícia do Brasil. O concurso para a formação de novos oficiais é uma necessidade que a instituição tem e é uma grande oportunidade para as pessoas ingressarem em uma excelente carreira dentro do serviço público”, disse o governador.
Concurso PM TO de oficiais já tem comissão formada
O Governo do Estado confirmou que o concurso PM-TO para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) já tem organizadora definida. O grupo de trabalho foi designado por meio da portaria n° 001/2021-QCG, sendo composto por cinco policiais militares.
De acordo com a corporação, o CFO visa formar policiais militares para o exercícios das funções de chefia, além de comando e execução dos diversos serviços e atividades inerentes à PMTO. O aluno do CFO é chamado de cadete.
“Este é um concurso esperado pela população tocantinense no que tange à segurança pública, a fim de melhorar o policiamento em todo o Estado com o emprego de mais policiais nas ruas, bem como na oportunidade de vagas para um cargo público em uma corporação de reputação honrosa e conduta ilibada. Sabemos que centenas de pessoas sonham em ser policial militar e irão se candidatar às vagas”, disse o comandante geral da corporação, coronel Jaizon Veras Barbosa.
O presidente da comissão do concurso, o chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, também destacou a realização de um novo concurso e o início dos trabalhos da comissão.
“A comissão está empenhada em atuar com moralidade, transparência, segurança, além de celeridade para que o concurso não sofra entraves no processo e que o mais breve possível seja disponibilizado o edital do certame”.
Último edital foi em 2009
O último edital do concurso PM-TO para Oficiais foi divulgado há mais de 10 anos. O último certame foi publicado em 2009, na ocasião organizado pelo Copese.
A carreira do último edital exigiu nível médio, além de idade entre 18 anos até 35 anos, altura mínima de 1,63m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino.