A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM RJ 2022) para Soldados. De acordo com o secretário da corporação, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, a corporação trabalha para publicar o edital da carreira ainda este ano, com 2 mil vagas.
Inicialmente, a expectativa era que as provas fossem aplicadas até dezembro deste ano. No entanto, o secretário confirmou que as avaliações devem ficar para 2023.
“A gente trabalha para este ano lançar o edital para contratação de 2 mil policiais militares. Provavelmente a prova vai ser feita em 2023. Mas lançando o edital este ano já é um grande passo para que possam se preparar”, disse o secretário, em entrevista ao RM Podcast.
No momento, o certame está na fase de análise jurídica e financeira. A declaração foi dada pelo secretário ao jornal Extra no fim de junho.
“Nosso processo está tramitando no governo do estado para que a gente possa comprovar que temos condição de contratar (praças), porque nós temos vacâncias para isso. O edital está sendo avaliado pelas partes jurídica e financeira do Estado do Rio para que a gente possa, ainda neste ano, colocar o edital na rua”, disse o secretário.
Segundo informações do coronel Luiz Henrique Marinho Pires, o concurso para soldados não fere as diretrizes do novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que foi homologado no dia 21 de junho.
O plano apresentado pelo Governo do Estado já prevê a contratação de novos policiais militares. O texto traz ressalvas às vedações previstas na lei federal para a realização de concursos na Segurança Pública, por exemplo. Como é o caso da PM e Polícia Civil.
Após autorização do concurso, o próximo passo agora será a escolha de uma empresa para organizar o edital.
A expectativa é que a corporação entre em contato com instituições aptas a organizar o novo concurso da PM-RJ para Soldados. As bancas irão analisar o contexto e propor um preço para ficar à frente da logística da seleção. A expectativa é que a empresa seja escolhida por meio de dispensa de licitação.
O Governador do Estado, Cláudio Castro, anunciou a abertura do novo concurso PM-RJ no dia 10 de março.
De acordo com informações do chefe do executivo estadual, um novo concurso da PM-RJ será aberto com 2 mil vagas, distribuídas entre homens e mulheres. As provas serão aplicadas ainda em 2022 e o ingresso dos aprovados está previsto para 2023.
“Desde o ano de 2014, o governo do Estado não abre vaga para concurso de soldado da Polícia Militar. E agora estamos abrindo o concurso para o ano de 2022 ainda. São 2 mil vagas para praças (soldados). É a gente demonstrando que o governo do Estado volta a ter capacidade de investimento na Polícia Militar, na Polícia Civil. Ou seja, na Segurança Pública”, disse o governador em vídeo publicado nas redes sociais .
Além disso, o governador alertou os candidatos: “fique ligado que já já a gente abre o edital”. Sendo assim, a expectativa é que o certame não demore de ser lançado.
Segundo informações da corporação, detalhes ainda precisam ser finalizados para publicação do edital, como, por exemplo, a contratação de uma banca organizadora, cronograma, distribuição das vagas entre cada sexo, entre outros detalhes.
Para concorrer a uma das vagas no cargo de Soldado Concurso PM RJ 2022, o candidato deverá ter idade compreendida de 18 (dezoito) anos na data de matrícula e 32 (trinta e dois) anos até a data limite do período de inscrição; ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo, de forma que esteja concluso até a data prevista em edital para a fase de Pesquisa Social; carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior; e para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m; e para candidatos do sexo feminino, ter altura mínima de 1,60m.
O salário líquido dos aprovados é de R$4.102,02.
Lembrando que no dia 11 de janeiro, foi publicada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso PM-RJ para 32 anos. Anteriormente, o limite era de 30 anos.
O último concurso da Polícia Militar-RJ foi divulgado em 2014, quando contou com nada menos que 6 mil vagas para Soldado, sendo 5.400 para os homens e 600 para as mulheres. A Exatus Promotores de Eventos e Consultoria coordenou o certame.
O concurso da PM-RJ foi composto por Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e Redação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da organizadora; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; Exame Antropométrico de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exame Toxicológico, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exames Médicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; e Investigação Social e Documental, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ.
As provas objetivas foram aplicadas em Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.
A prova objetiva contou com questões de Língua Portuguesa (10), Sociologia (05), Geografia (05), História (05), Legislação de Trânsito (05), Informática (05) e Direitos Humanos (05). A Prova Objetiva de Múltipla Escolha foi composta de 40 (quarenta) questões distribuídas pelas disciplinas, sendo que cada questão contou com (quatro) alternativas com letras de A à D e com uma única resposta correta, totalizando um máximo de 40 (quarenta) pontos.
Foi reprovado na Prova Objetiva de Múltipla Escolha e, consequentemente, eliminado do concurso o candidato que não fez o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos atribuídos nas disciplinas de: Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos e o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da disciplina de Língua Portuguesa, bem como obteve nota ZERO em qualquer disciplina.
Língua Portuguesa: interpretação e compreensão de textos; construção de sentido e efeitos de sentido (semântica); denotação (sentido literal) e conotação (sentido figurado); relações lexicais; intertextualidade; gêneros textuais; tipologia textual; linguagem verbal e não verbal; funções da linguagem; variedades linguísticas; tipos de discurso; acentuação gráfica; ortografia; classe de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição); estrutura e formação de palavras; sintaxe (frase, oração, período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal (crase); colocação pronominal; coesão; coerência; pontuação.
Geografia: Tema principal: Características Gerais do Estado do Rio de Janeiro – reconhecer as relações entre sociedade e o ambiente natural no Estado do Rio de Janeiro, destacando os impactos ambientais produzidos e as influências dos elementos naturais na sociedade fluminense. – identificar as principais regiões do Estado e suas características gerais. – apresentar noções básicas sobre a geografia do Município do Rio de Janeiro. – reconhecer aspectos gerais do processo de favelização e suas características atuais. – identificar em textos e gráficos situações problema típicas da sociedade fluminense e reconhecer formas de reduzir os problemas gerados em tais situações. – apresentar noções de localização espacial dentro do Estado do Rio de Janeiro a partir da utilização de mapas.
História: 1. A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI. 2. O sistema colonial português na América – Estrutura político-administrativa, estrutura socioeconômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas. 3. O período joanino e o processo de independência – A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil. 4. Brasil Imperial – O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política Página 48 de 49 externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.
Sociologia: Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade.
Noções sobre Direitos Humanos: Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos.
Legislação Brasileira de Trânsito: Penalidades aplicadas às infrações de trânsito. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes.
Informática: Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet.