Está autorizado o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais para o cargo de Soldado (Concurso PM-MG 2016 – Soldado). A liberação ocorreu na quinta-feira, 11 de agosto, através do coronel da PM do Estado, Marco Antônio. O edital terá 479 vagas, com oportunidades para Região 17ª RPM (30 vagas), 18ª RPM (60 vagas), RMBH (389 vagas). As oportunidades serão para ambos os sexos.
Concurso PM-MG 2016 – Soldado tem exigência de nível superior
Antes com exigência de nível médio, o certame agora contará com requisito de nível superior, conforme a Resolução 4490. Além disso, ser brasileiro; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter nascido no período entre 28 de julho de 1986 e 28 de julho de 1998; possuir idoneidade moral; ter altura mínima de 1,60; ter sanidade física e mental; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; e não apresentar tatuagem visível quando em uso dos diversos uniformes da Polícia Militar são requisitos para participar do concurso.
Prepare-se: Apostila Polícia Militar – MG 2016 – Soldado
O Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) coordenará o concurso, que deve ter edital divulgado já na próxima semana. O salário inicial (durante o curso) é de R$ 3.049 mensais. Após o curso, a expectativa é que o salário gire em torno de R$4mil. A contratação é sob regime estatutário, o que garante a estabilidade.
Os inscritos serão avaliados por provas com questões de Língua Portuguesa, Direito Penal, Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Estatísticas, Direitos Humanos e Legislação Extravagante, além da prova discursiva (redação). Se o candidato obtiver êxito na primeira etapa, passará por exames de saúde (preliminares e complementares), teste de capacitação física, avaliações psicológicas e exame toxicológico.