O concurso PM AL ( Polícia Militar de Alagoas) tiveram algumas reviravoltas, o que ocasionou em frustração e reprovação por alguns candidatos.
Isso porque, o governador Paulo Dantas anunciou em redes sociais como vai se dar o CFP – Curso de Formação da Polícia Militar.
Concurso PM AL e CFP
Segundo esclarecimentos, será da seguinte forma:
Soldados
- 1º turma em abril com 500 alunos; e
- 2º turma em dezembro com 500 alunos.
Oficial (cadetes)
- 1º turma em fevereiro com 30 alunos; e
- 2º turma em dezembro com 30 alunos.
O governador ainda explicou sobre o motivo para tal decisão. Segundo Paulo, a decisão foi feita para seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal e ao mesmo tempo cumprir a demanda necessária para a corporação.
Com o anúncio, a revolta tomou conta dos candidatos, principalmente por meio das redes sociais. Já que o governador tinha anunciado nas semanas atrás que a convocação geral iria se dar no dia 31 de janeiro.
Na internet, demais reclamações foram citadas, como por exemplo, críticas em massa sobre essa atitude do governo. Os candidatos argumentam que muitos já se mudaram, gastaram com passagens, hospedagem, utensílios e aguardavam a convocação para terem direito a bolsa e custearem as despesas.
Um candidato deixou a reclamação nas redes: “Governador, sou de Pernambuco e Larguei emprego, família e me mudei pra cá ONTEM confiando na sua palavra de convocação no dia 31.01. O senhor falou VÁRIAS vezes da nossa convocação: “nos meus primeiros atos” disse o senhor. E agora vem com essa notícia??? São FAMÍLIAS ENVOLVIDAS! Pelo amor de Deus.”
Outra candidato disse se tratar de um absurdo: “Absurdo e falta de respeito com os aprovados! Muitas pessoas já estão desempregadas, pagando aluguel, se mudaram e agora esse balde de água fria ? O que essas pessoas vão fazer agora? Eu já me mudei, cheia de dívidas, desempregada e agora vou ficar pra dezembro? Como vou sustentar esse aluguel? Difícil acreditar nisso“.
O grupo de aprovados do concurso PM AL ainda chegou a citar que isso seria um descaso. “Essa decisão do governador fere a organização de todos os aprovados, caracterizando um descaso inadmissível e uma ofensa imensurável à toda sociedade alagoana, que ainda não poderá contar com os novos policiais militares“.
Certame já havia sido suspenso
O cronograma do concurso já tinha sido atrasado mediante suspensão do curso. O motivo principal para o caso foi fraude.
Em nota, a Seplag explicou o que de fato aconteceu: “A medida é algo que acreditamos ser necessária neste momento. Durante o período de suspensão, prezando pela lisura e transparência de todo o processo, estaremos atentos e acompanhando todo o desdobramento das investigações já iniciadas pela Polícia Civil alagoana.
Confiamos na competência total do órgão para elucidar essa questão e reafirmamos o nosso compromisso de que, caso algo seja constatado, as medidas cabíveis serão tomadas”
Contudo, o concurso foi retomado em 2022 o que garantir a oportunidade de continuar o certame.
Mil vagas
Os candidatos do certame precisariam comprovar os seguintes requisitos: idade de 18 anos a 30 anos completos até a data limite para inscrição no concurso público, altura mínima de 1,65 (homens) e 1,60 (mulheres) e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B.
O certame oferta um total de mil vagas, sendo, portanto, divididas entre soldado e oficial. Quanto aos salários, a remuneração é algo que traz bastante dúvida entre os candidatos. Veja os valores a seguir para oficiais:
- Cadete 1º Ano – R$ 2.768,17
- Cadete 2º Ano – R$ 2.971,91
- Cadete 3º Ano – R$ 3.359,09
- Aspirante após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) – R$ 8.099,94
Portanto, vale lembrar que os novos policiais, aprovados em todas as etapas e contratados, deverão receber remuneração de R$4.250,06 (soldado) e R$ 8.099,94 (oficial). O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade. No caso dos soldados será de R$1.682,33, passando, após o curso, para R$4.250,06.
Vale lembrar que além das provas objetivas, os candidatos foram submetidos às seguintes etapas:
- teste de aptidão física;
- avaliação médica das condições de saúde física e mental;
- avaliação psicológica;
- comprovação documental;
- investigação social; e
- exame toxicológico.
A Cebraspe foi a banca organizadora do concurso PM AL. A empresa foi escolhida mediante comissão organizadora e será responsável por viabilizar as etapas da seleção.
Entre os requisitos dos candidatos estão:
- ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de
Formação e máxima de 30 anos completos até a data limite para inscrição no
concurso público; - ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino;