Concurso PF Administrativo: diretor-geral fala sobre novo edital
Não deixe de conferir
O concurso PF Administrativo ( Polícia Federal) está na mira e pode ser liberado a qualquer momento. As informações são do diretor-geral da Polícia Federal (PF), delegado Andrei Rodrigues.
Andrei citou sobre a pretensão de realizar um novo certame e comentou sobre a prorrogação do prazo de validade do último concurso, realizado em 2021, para possibilitar a convocação dos excedentes.
“Prorrogamos a validade do último concurso público para permitir a convocação dos chamados excedentes e assim como proporemos brevemente a realização de concurso público para servidores administrativos.”
As declarações foram realizadas durante o discurso do diretor na cerimônia de posse dos novos dirigentes da Superintendência da PF em Minas Gerais.
Quando foi o último concurso PF Administrativo?
O último concurso PF Administrativo aconteceu em 2013 e foram ofertadas 534 vagas. Segundo levantamentos, 300 mil pessoas se inscreveram neste certame. Os candidatos foram avaliados mediante prova objetiva e discursiva.
Novo concurso PF
O novo edital está sendo levado a sério pelo atual governo. Entretanto, Dino deixa claro de que não há prazos. O concurso anterior trouxe 1.500 vagas com remunerações iniciais de R$12.980,50 para agente, escrivão e papiloscopista e de R$24.150,74 para delegado. As provas aconteceram em 2021.
O ministro também citou sobre o reajuste dos servidores da área da Segurança Federal. Sobre o assunto, disse: “Tenho conversado dentro do governo, enfatizando a necessidade de nós abrirmos esse diálogo com as instituições representativas das classes, e aí eu me refiro as policias da União e também a Polícia do DF. (…) esse tema está na pauta e haverá uma solução quando no ponto de vista fiscal for possível“.
Lula fala sobre mudanças na corporação
O concurso PF ( Polícia Federal) pode ter edital com dias contados. Isso porque, Luiz Inácio Lula da Silva, novo presidente eleito, já tem uma lista de mudanças para a corporação.
Inicialmente, foi falado sobre a necessidade de reforços, o que fundamenta e fortalece a realização de um novo certame. De acordo com o cronograma da equipe de transição, as medidas devem ser implementadas já na primeira semana de 2023, segundo o Jornal O Globo.
A PF contará com uma nova estrutura, dessa vez, com o olhar direcionado ao combate de crimes ambientais. Além disso, há especulações de que o grupo passe por modificação e se transforme em similar ao FBI.
Com a mudança, o foco será determinado para: combate do crime organizado, crimes financeiros, ambientais e corrupção, dentre outras atividades da polícia judiciária da União.
Mediante todas as possíveis decisões, inclusive, no que se refere à mudança das estruturas internas da corporação, tudo indica que o edital do concurso não deva demorar de sair.
Desde Junho, Lula citou sobre a necessidade da realização de novas seleções e contratação de profissionais. Em entrevista, disse: “Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente rediscuta, pra saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais, porque precisamos de mais gente ocupando nossas fronteiras”.
Outros certames previstos
Mais um concurso Policial PE ( Pernambuco) pode chegar a qualquer momento. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou que o estado está com olhar voltado para novas contratações, com isso, vai realizar novos certames para recompor o quadro de servidores.
Raquel deixou claro que como a falta de efetivo atinge Pernambuco há muitos anos e que a realização de próximos editais de concurso Policial PE já estão em estudos.
Vagas previstas para o concurso Policial PE
Novas seleções estão sendo faladas desde gestões anteriores. Paulo Câmara, ex-governador do estado, tinha autorizado novos certames em setembro de 2022. Na ocasião, anunciou que seriam 4.741 vagas e distribuídas da seguinte forma:
Polícia Militar
- 2.400 vagas para praças
- 180 oficiais
Corpo de Bombeiros
- 400 vagas para praças
Polícia Civil
- 1.200 agentes
- 300 escrivães
- 50 peritos papiloscopistas
- 47 delegados
Polícia Científica
- 50 peritos criminais
- 50 médicos legistas
- 60 agentes de medicina legal
- 4 agentes de perícia criminal
Houve muita expectativa para liberação dos editais do concurso Policial PE no ano passado, contudo, não teve orçamento suficiente para realização de novos certames, segundo a deputada Gleide Ângelo.
É importante destacar também que o último concurso Policial PE para a Polícia Civil foi realizado em 2016 e foi destinado ao provimento de 650 vagas para Agente, Escrivão e Delegados. Já os últimos concursos para a Polícia Militar (560 vagas) e Corpo de Bombeiros (300 vagas) foram realizados nos anos de 2018 e 2017, respectivamente. Entretanto, o o último certame para a Politec PE (316 vagas) foi realizado em 2016.