Saiu o Concurso Petrópolis RJ 2022, um dos mais aguardados pelos concurseiros. Os cargos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro são para nível médio e superior. A Fundação Dom Cintra é a responsável pelo certame e as inscrições estão previstas para 16 de agosto. Das vagas disponíveis, 352 oportunidades são para nível médio e 525 para superior.
Os aprovados passarão por estágio probatório pelo tempo equivalente a 36 meses. A inscrição pode ser feita pelo portal oficial da banca. A taxa cobrada é no valor de R$ 87 para nível médio e de R$ 105 para superior.
Vagas Concurso Petrópolis RJ 2022
As vagas para os níveis médio são para os seguintes cargos:
- Educador da Educação Infantil e Secretário de Escola.
Já para nível superior, as vagas são para:
- Professor da Educação Básica com as seguintes especializações: Ciências, Educação
Artística, Educação Física, Educação Infantil e Anos Iniciais, Ensino Religioso, Geografia,
História, Inglês, Matemática e Português.
O certame ainda conta com vagas destinadas a candidatos negros, índios e portadores de necessidades especiais. A isenção pode ser solicitada pelos candidatos que estão em situação de vulnerabilidade econômica, estar desempregado ou receber até 2 salários mínimos mensais. Será necessário comprovar a condição por meio de documentos. As datas para isenção do Concurso Petrópolis RJ 2022 são do dia 16 até 18 de agosto.
Rendimentos
O rendimento inicial de educador de Educação Infantil é de R$ 1.489,52 até R$ 2.815,27 com possíveis enquadramentos, já o de secretário de Escola é R$ 1.537,83 podendo chegar até R$ 2.906,57 com possíveis enquadramentos. Por sua vez, o salário inicial do professor da Educação Básica (de todas as especializações) é de R$ 2.187,22 acrescido de regência de classe 25% no valor de R$ 546,80 e percentual de classe 25% podendo chegar até R$ 3.691,00).
Etapas do Concurso Petrópolis RJ 2022
O Concurso Petrópolis RJ 2022 possui três etapas que se dividem em prova objetiva com questões de múltipla escolha, total de cinco opções cada uma e apenas uma resposta correta. A primeira fase tem critério classificatório e eliminatório. A prova de títulos de caráter classificatório, cada título só poderá ser computado uma única vez, a pontuação máxima dessa etapa é de vinte pontos.
A avaliação psicológica é eliminatória e será realizada pela FDC. Terá a finalidade de avaliar se o candidato apresenta características cognitivas e de personalidade favoráveis para o desempenho adequado das atribuições inerentes ao cargo público pretendido, descritas no Edital. O certame para nível superior terá duração de quatro horas e vai começar às 08 horas de 16 de outubro de 202, já as de nível médio vai começar às 15 horas com o mesmo período de duração.
Para nível médio são 50 questões divididas em: Língua Portuguesa , Conhecimento Pedagógico, História, Geografia,
Turismo e Educação para o Trânsito de Petrópolis, Legislação (Políticas de Educação Brasileira), Conhecimentos
Específicos. Para nível superior são as cobradas as mesmas disciplinas gerais para nível médio acrescido de conhecimento específico.
Conteúdo Programático
Conhecimentos para nível médio e superior
LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textual. Semântica: sinônimos, antônimos, polissemia. Vocábulos homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Sentido figurado. Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras e acentuação gráfica. Formação de palavras: prefixos e sufixos. Flexão nominal de gênero e número.
Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego dos modos e tempos verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Emprego das conjunções e das preposições. Sintaxe de colocação. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Emprego dos sinais de pontuação.
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
Aspectos Filosóficos da Educação – o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escola novista, fenomenológico – existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação – as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para
o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade.
Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação – a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo. Aspectos do Cotidiano Escolar – a formação do professor; a avaliação como processo, a relação professor / aluno; a função
social do ensino: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos; a organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade.
HISTÓRIA, GEOGRAFIA, TURISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DE PETRÓPOLIS
1 – Antecedentes históricos: as sesmarias no período colonial; os caminhos serra acima: as fazendas: Córrego Seco, Itamarati, Padre Correia. A presença de D. Pedro I na região. 2 – A fundação de Petrópolis, o major de engenheiros Júlio Frederico Koeler e a povoação planejada; a vontade de D. Pedro II; a dedicação de Paulo Barbosa da
Silva: o Decreto Imperial nº 155, de 16 de março de 1843. 3 – Evolução do povoado: a colonização germânica; povoadores de outras etnias; os serviços, o artesanato, o comércio e a indústria; formação administrativa e judiciária. A passagem de povoado à cidade em 1857. A criação da Câmara Municipal. 4 – Nos tempos imperiais; sede de
verão do governo; evolução urbana e social; as estradas: ferroviária e de rodagem; a expansão industrial. D. Pedro II, a Princesa Isabel e outras personalidades em Petrópolis. 5 – Tempos de República: o exílio da Família Imperial. Os governadores e a cidade. A capital fluminense em Petrópolis e a retomada, pelos presidentes, dos
veraneios do Impera dor. Getúlio Vargas e Petrópolis: a fundação do Museu Imperial. Santos-Dumont e “A Encantada”. 6 – Evolução político-econômica: da Câmara Municipal à Prefeitura: Oswaldo Cruz, o primeiro prefeito. A indústria têxtil: ápice e decréscimo. O Hotel Quitandinha, o complexo hoteleiro, os palacetes, a vida nos
bairros. A II Guerra Mundial e a presença dos pracinhas petropolitanos: honra e glória. 7 – A Cultura, as Artes, o Esporte, o Pensamento: as agremiações culturais e esportivas, o cinema e o pioneirismo petropolitano; a imprensa, os monumentos; as personalidades em Petrópolis e seus feitos: o Barão do Rio Branco e o “Trata de Petrópolis”; Raul de Leoni, o poeta; Peter Bryan Medawar, o petropolitano “Prêmio Nobel de Medicina”, Antônio Cardoso Fontes, o cientista de Manguinhos. 8 – O turismo: bens turísticos naturais e históricos: a Catedral de Petrópolis e a Capela Imperial e seu significado; a Mata Atlântica que resiste; o traçado arquitetônico e a expansão do urbanismo na Petrópolis de hoje. Os 5 distritos e a importância na economia e no
turismo do Município. 9 – Os bens arquitetônicos e sua utilização contemporânea: O Palácio Sérgio Fadel, o Palacete Mauá, o Fórum, a Casa da Princesa Isabel, a casario da Avenida Koeler, o Teatro Municipal, os prédios escolares: Universidade Católica, Colégios Santa Isabel e Santa Catarina; o Paço Hermogênio Silva; o Batalhão D. Pedro
II. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e sua missão de preservar e cuidar de todos os bens culturais, Turismo: Gastronomia, Ecoturismo em Petrópolis: Trilhas e Caminhadas Ecológicas; Cachoeiras e Montanhismo; Unidades de Conservação; APA; Turista e os tipos de turismo; Um projeto urbanístico preocupado
com o meio ambiente; Problemas Ambientais e ocupação desordenada; Petrópolis e seu Mercado Turístico; Pontos Turísticos de Petrópolis. 10 – Geografia de Petrópolis: Localização, altitude, clima, fauna, flora, população, principais acidentes geográficos: elevações, rios, avenidas e ruas no traçado da primeira cidade planejada do Brasil. 11
– A evolução dos Meios de Transportes; Bondes em Petrópolis; Ônibus e automóveis em Petrópolis; Regras de Trânsito; Os tipos de sinalização de trânsito; Trânsito: De mulas e carroças para carros; Principais Normas de Trânsito para Pedestres; Normas de Comportamento e responsabilidade dos motoristas no trânsito; Atenção Ciclista; Lei Seca; Trânsito: fiscalização eletrônica e velocidade; Trânsito e Cidadania: Acessibilidade; Acidentes de Trânsito; Transporte Coletivo: Atitudes para um trânsito mais humano; Semana Nacional de Educação para o Trânsito; Problemas com o Trânsito: Congestionamento x Transporte público.
LEGISLAÇÃO (POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA)
Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069/90. Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos. Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014).
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