O concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) é um dos mais esperados e está previsto para 2023. Gilson Cezar Pereira da Silveira, delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, confirmou que as provas serão realizadas ainda no primeiro semestre do próximo ano.
Em entrevista, Gilson falou sobre a estrutura das provas de 2023 e quais etapas serão cobradas. A estrutura dos editais anteriores será mantida.
Com isso, não haverá o tão temido Teste de Aptidão Física – TAF. Vale lembrar que desde 2014 foi feito um ajuste na Lei Orgânica que retirou a obrigatoriedade do teste físico.
Portanto, as fases necessárias serão:
- Prova preambular (objetiva), de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
Entretanto, o conteúdo programático deverá ser alterado. Sobre o assunto, Gilson disse: “Cada concurso tem a obrigação de fazer a atualização. Sempre há um debate interno sobre quais assuntos e disciplinas serão abordados. A gente defende a questão da Informática, por exemplo, porque hoje você precisa de policiais que tenham conhecimento dessa área”.
Vagas
O concurso PC SP é um dos mais esperados pelos concurseiros. A autorização, assim como quantitativo de vagas foi liberado em agosto. Na ocasião, determinou que as oportunidades serão para:
- Delegado: 552 vagas;
- Médico Legista: 116 vagas;
- Perito Criminal: 249 vagas;
- Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
- Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.
Como requisito, é preciso apresentar diploma de nível superior e remunerações iniciais de até R$ 12 mil. Vale lembrar que todas as oportunidades listadas acima deverão ser distribuídas entre concursos em andamento e contratação de novos profissionais advindos das seleções posteriores.
Sobre ampliação de vagas e quebra da cláusula de barreira (que impõe um limite de classificados em cada etapa) foi esclarecido que a decisão será amparada pela Corte Suprema.
A Secretaria de Segurança anunciou: “A SSP esclarece que a denominada cláusula de barreira nos concursos para cargos da Polícia Civil possui amparo constitucional e segue as regras difundidas pela Corte Suprema, por meio do Recurso Extraordinário 635.739/AL, de 19/02/2014“.
E ainda afirmou: “Se o jurídico e o governo aprovarem a ampliação das contratações do concurso de 2022, no próximo concurso (previsto para 2023) vamos trabalhar com o saldo, ou seja, as oportunidades que restarem para serem preenchidas”, acrescentou o diretor da DAP.
De acordo com o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, segundo a lei, não há nenhuma proibição para que haja dois certames em andamento.
Quando serão as provas do concurso PC SP?
Tudo indica que as provas devam acontecer no primeiro semestre de 2023, levando em conta a previsão do edital ser liberado em janeiro.
Sobre a banca, as informações foram mantidas e a Vunesp vai liderar o certame. Segundo DAP: ” A banca organizadora é contratada por dispensa de licitação e precisa nos oferecer o menor preço. A Academia de Polícia faz uma pesquisa de mercado para verificar os preços praticados. Se o preço da Vunesp for o menor/melhor, ela pode ser contratada pela administração pública. Caso não ocorra, é necessário fazer uma licitação”.
Sobre os concursos em andamento, Gilson afirmou que há prazos para finalização dos editais em andamento.
Sendo assim, a previsão para conclusão dos editais para escrivão, investigador e médico legista será em fevereiro de 2023, já para delegado é em abril de 2023.