As provas do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal ganharam força. Segundo informações do diretor-geral, Robson Candido, os exames estão previstos para acontecer em março ou abril. A declaração foi veiculada pela própria corporação, que anunciou por meio das redes sociais a fala do diretor.
A data exata de aplicação das provas do concurso PC-DF, entretanto, ainda dependerá de alguns outros fatores, conforme foi informado. Segundo o chefe da corporação, o principal fator será a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a primeira aplicação já neste final de semana. O chefe da corporação informa que aguardará o resultado da logística.
Além disso, um outro ponto ressaltado pelo diretor foi que, caso as provas sejam aplicadas em março, uma condição foi escolhida para que a PC-DF não aplique provas no mesmo dia dos concursos da PF e PRF, que ocorrerão nos dias 21 e 28 de março, respectivamente.
Dessa forma, as provas poderiam ser marcadas para as duas primeiras semanas do mês de março (07 ou 14 de março) ou abril (4, 11, 18 e 25).
Segundo o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, os exames também podem ficar para mês de maio. A declaração dele foi dada no dia 11 de janeiro. Em entrevista para o Correio Braziliense, ele afirmou que mesmo com a proximidade de uma vacina é necessário esperar que todos estejam imunizados para que as etapas sejam realizadas em total segurança.
“Eu estava lendo hoje pela manhã que apesar de a vacina estar chegando, acho que uma segurança somente a partir do mês de maio. Foi o que estava lendo hoje, um especialista da Saúde falando. Não é porque está vacinando todo mundo que imediatamente nós vamos ter uma imunização. Então, assim, no mínimo no mês de maio”, disse.
Suspensão dos concursos
Previstas para serem aplicadas em outubro, as provas do concurso da PC-DF foram suspensas. A suspensão ocorreu por conta da pandemia do novo coronavírus e uma possível curva epidemiológica nos casos Covid-19 no Distrito Federal.
“…levando-se em consideração que a curva epidemiológica do vírus Covid-19 ainda demanda cuidados no Distrito Federal, torna pública a suspensão da aplicação das provas objetivas e da prova discursiva,” informou a banca Cebraspe.
PC DF tem mais de 100 mil inscritos para agente e escrivão
O concurso da PC DF para o cargo de Agente registrou um total de 105.286 inscritos, conforme informação publicada no site do Cebraspe, o organizador do certame. A distribuição ficou da seguinte forma:
- Ampla concorrência: 88.894
Concorrência: 197,54 candidatos por vaga - Pessoas com deficiência: 864
Concorrência: 28,80 candidatos por vaga - Candidatos negros: 15.528
Concorrência: 129,40 candidatos por vaga
Foram registrados nada menos que 52.636 inscritos no concurso público para o preenchimento de 300 vagas no cargo de Escrivão de Polícia.
Provas
Escrivão
Conhecimentos Básicos – 50 questões
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal
- Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos – 70 questões
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal
- Noções de Direito Processual Penal
- Noções de Direitos Humanos
- Informática
- Matemática e raciocínio lógico
Agente de Polícia
Conhecimentos Básicos – 50 questões
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal
- Legislação
- Matemática e Raciocínio Lógico
- Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos – 70 questões
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal
- Noções de Direito Processual Penal
- Noções de Direitos Humanos
- Informática
- Estatística
- Contabilidade
Concursos PC-DF contam com 2,1 mil vagas
Os concursos de Agente e Escrivão, juntos, contaram com um total de 2.100 vagas.
O maior quantitativo foi para agente, com 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro reserva, para contratação dentro da validade do concurso.
O cargo de Escrivão conta com 300 vagas, sendo todas para provimento imediato e com exigência de nível superior.
Os cargos exigem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “B” ou superior em plena validade.