Já está disponível o resultado final da prova discursiva para o cargo de delegado da Polícia Civil do estado de Alagoas.
Os candidatos podem realizar a consulta da classificação final diretamente no site da banca organizadora, o Cebraspe. O resultado também pode ser consultado aqui.
Além da classificação final, a banca divulgou ainda o edital de convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) previsto para ser realizado entre os dias 23 e 24 de setembro de 2023.
Vale lembrar que as provas, tanto a objetiva, quanto a discursiva, foram aplicadas no dia 23 de abril de 2023 na cidade de Maceió.
Após o Teste de Aptidão Física (TAF), os candidatos ainda serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Exames laboratoriais e médicos;
- Avaliações psicológica e de títulos;
- Investigação social;
- Curso de formação policial.
A prova objetiva contou com 120 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de língua portuguesa e 90 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva exigiu do candidato a resolução de três questões sobre direito penal, processual penal e / ou constitucional.
Concurso PC AL foi suspenso após discussão sobre o quantitativo de vagas
O concurso para a Polícia Civil de Alagoas foi suspenso temporariamente após a publicação do edital. Foi necessário lançar um novo edital após diversas mudanças ocorridas no certame desde o inicio de 2022. Entre as mudanças estão o quantitativo de vagas, a data de realização das provas e o período de inscrições.
O primeiro edital lançado em maio de 2022 ofertava 88 vagas para o cargo de delegado. Contudo, em dezembro de 2022, a secretária da SEPLAG AL, Renata Santos, reconheceu que o número de vagas disponibilizadas não seriam suficientes para atender a demanda estadual.
“Após muita discussão da equipe de transição, foi verificado que a quantidade de vagas ofertadas no certame traria um risco para a Polícia Civil pela quantidade de delegados que estão para se aposentar pela continuidade do trabalho. Depois de muita conversa, levamos para o governador a possibilidade de aumentar a quantidade de vagas”, informou a secretária.
Concurso PC AL oferece 100 vagas para delegados
O concurso da Polícia Civil de Alagoas oferece 100 vagas para o cargo de delegado, onde 50 são para contratação imediata e outras 50 para formação de cadastro reserva.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter formação superior em direito. O salário inicial para o cargo de delegado PC AL é de R$ 20.665,50 para uma jornada de 40 horas semanais.
O cargo de delegado da polícia civil prevê, entre outras funções, a execução de atividades de direção, supervisão, coordenação, planejamento, orientação, execução e controle da administração da polícia judiciária.
Fora isso, também compete ao delegado da polícia civil conduzir investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conforme previsto nas leis que regem as carreiras da polícia civil do estado de Alagoas.
O que precisa para ser delegado da PC?
- Ser aprovado no concurso público;
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme o item 2 deste edital;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Ter aptidão física para o exercício das atribuições do cargo;
- Gozar de boa saúde física e psíquica, comprovada em inspeção médica;
- Além dos requisitos mencionados no subitem anterior, serão ainda exigidas condições psicológicas e temperamentais, adequadas ao exercício da função policial, apuradas em exame psicotécnico.
Clique aqui para ler o edital retificado de abertura das inscrições e conferir com detalhes o novo cronograma do concurso PC AL.